Conheça a origem dos costumes e as crenças da comemoração
AMANDA FACCA
Estudante de Jornalismo
É conhecido no Brasil como Papai Noel, mas o bom velhinho atende por vários nomes ao redor do mundo fazendo a alegria das crianças e de vários adultos que comemoram a data com presentes e reunião de familiares.
Usa roupas vermelhas e um cinto preto que contorna a larga cintura, no entanto nem sempre foi assim. Segundo a tradição, o Papai Noel surgiu em 280 d.C, na Turquia. Era um bispo, chamado Nicolau, que deixava saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas. A princípio foi transformado em São Nicolau pela igreja Católica, pelos vários milagres relatados e atribuídos a ele. Mais tarde, foi associado ao Natal pela Alemanha e começou a se espalhar pelo mundo.
Tinha roupas em tons de marrom e por vezes, verde. O cartunista alemão Thomas Nast foi quem criou novas roupas para o personagem em 1886, nas cores vermelha e branca, com cinto preto, apresentada na revista Harper's Weeklys no mesmo ano. Em 1931, a Coca-Cola lançou uma campanha publicitária que trazia o Papai Noel de Nast, que com as mesmas cores do refrigerante, a campanha fez grande su-cesso e repercutiu por todo o mundo.
A troca de presentes é atualmente uma prática que ocorre em todo o mundo, podendo ter variação na data, mas mantendo o intuito da comemoração: celebrar a vida e o nascimento de Cristo.
Além do próprio Papai Noel, são alguns elementos comuns associadas a data: a árvore de natal, a estrela, as luzes, os presentes e as renas. Abaixo segue um pouco sobre a crença em cada um deles.
Árvore de Natal: não é uma árvore qualquer, mas sim o pinheiro. Ele representa a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantêm verde durante o inverno, quando a maioria das outras perdem as folhas.
Estrela: também conhecida como a estrela de Belém, representa a estrela que guiou os três Reis Magos até ao local do nascimento do menino Jesus, por isso pode aparecer com uma cauda luminosa. A estrela comum representa a luz do mundo, Jesus Cristo.
Luzes: as luzes parecido com o sentido da estrela, representam o caminho seguido pelos Três Reis Magos, que guia até o local onde está o menino Jesus Cristo.
Presentes: significam os presentes que os reis magos levaram para o menino Jesus. Baltazar, Belchior e Gaspar levaram ouro, mirra e incenso. O ouro simbolizava as riquezas da realeza e a proteção de Deus; a mirra em óleo foi ofertada para fazer a limpeza do corpo de Jesus e protegê-lo de doenças; o incenso para dar proteção através da crença, da fé e da oração. Além disso, os presentes também representam a continuação do que o bispo Nicolau fazia, ajudando as pessoas presenteando-as com moedas.
Renas: são ajudantes do Papai Noel na entrega dos presentes na noite do Natal. O mito foi criado a partir o costume das pessoas se deslocarem na neve usando um trenó puxado por renas em países como o Canadá, Alasca, Rússia, Escandinávia e Islândia. Porém, as renas do Papai Noel são especiais, pois se locomovem voando.
Iniciar Apresenta
Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/web/?p=13117