Programa Time do Emprego viabilizará o autoconhecimento do participante e a busca pelo emprego.
A Prefeitura de Urupês disponibilizará uma nova ferramenta que auxiliará a população na busca pelo emprego. O Time do Emprego é um programa do Governo Estadual e que agora também estará disponível em Urupês. As datas e local de inscrição para o programa ainda não foram abertas, mas serão anunciadas em breve.
Para conhecermos melhor esta importante ação do governo público municipal, convidamos André Luiz Carnielo, que participou da formação para ser o facilitador do Time do Emprego, a fim de explicar-nos melhor sobre o trabalho que será desempenhado. André tem 30 anos, é formado em Filosofia, Sociologia e Língua Portuguesa e trabalha em Urupês na área da educação com jovens do ensino médio há 3 anos.
Prefeitura: André, obrigado por aceitar nosso convite em dar esta entrevista. O que é o time do emprego?
André: O Time do Emprego é um projeto do Estado de São Paulo, com a parceria de todas as prefeituras que aderiram ao Programa. Ele visa auxiliar as pessoas a buscarem um trabalho, tanto a-quelas que estão desempregadas, quanto aquelas que estão em busca do primeiro emprego. Através do Programa, essa busca é feita de forma mais eficaz.
Prefeitura: De que formas essa facilitação pode acontecer?
André: Nós temos doze encontros, em duas semanas, trabalhando primeiramente no autoconhecimento. O participante vai conseguir conhecer a si mesmo, quais são suas habilidades e aptidões. É possível reconhecer vários tipos de habilidades e, através delas, descobrir as quais empregos melhor se encaixam no perfil da pessoa. Assim, nós a-prenderíamos a reconhecer quem somos e o que conseguimos fazer.
Uma segunda parte do programa é a de nós aprendermos a montar o currículo. Hoje os currículos estão diferentes, bem mais dinâmico, enxutos e diretos e assim montaríamos um currículo adequado para cada vaga de emprego em específico. Também daremos dicas de como se vestir, comportar, o que falar e o que não falar em uma entrevista de trabalho, simulando como seria uma entrevista. Por fim, a própria convivência entre os participantes vai ser muito fundamental no compartilhamento de experiências e informações.
Prefeitura: Quem pode participar do Time do Emprego?
André: Os participantes devem ter a idade mínima de 16 anos e não existe idade máxima. O programa visa a participação de pessoas que não estão empregadas e que não estão trabalhando. Ainda assim, se houver autônomos que queiram participar dos encontros, estes também serão bem-vindos.
Prefeitura: Você se tornou um "Facilitador do Time do Emprego". Explique-nos qual será sua função nos encontros em Urupês.
André: O facilitador é a pessoa que vai aplicar a metodologia do curso, estando do lado das pessoas como um companheiro para ajuda-las a se conhecerem melhor, entenderem como funciona o mercado de trabalho e aprenderem, com esse facilitador, como buscar as vagas de emprego.
Prefeitura: Quais são os custos para a população.
André: O curso é totalmente gratuito para a população. Nós pretendemos fazer 12 encontros (em dias) seguidos. A população tem o direito de participar e vai ter a possibilidade de usufruir de todos os benefícios que o Time do Emprego oferece.
Prefeitura: Qual foi sua experiência de formação em São Paulo.
André: Eu passei duas semanas de formação em São Paulo com 40 facilitadores de todo o estado. Foi primeiramente uma troca de experiência muito grande e, depois, tivemos toda a formação necessária para poder aplicar o Time do Emprego nos nossos municípios, adaptando para cada realidade. Aprendemos sobre tudo o que vamos tratar e fizemos várias dinâmicas para que nós, facilitadores, pudéssemos nos conhecer. Tivemos também a oportunidade de irmos à frente e aplicarmos o que aprendemos, simulando situações em que fomos facilita-dores.
Prefeitura: Por fim, tem algum recado que você queira deixar aos interessados?
André: Queria primeiramente agradecer à prefeitura pela oportunidade de ser o facilitador do nosso município e dizer para a população que ela tem mais uma oportunidade para fazer a diferença na vida profissional. O trabalho na sociedade tem de ser visto de maneira positiva e as pessoas que estão na busca de emprego vão ter mais uma ferramenta na mão para alcançar o que elas querem e terem êxito.
Iniciar Apresenta
Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/web/?p=14052