RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI – CRMV/SP 14.640 – Médico Veterinário
O uso desse tipo de medicamento, seja em cadelas ou em gatas, traz diversas e sérias consequências para a vida de nossos Pets.
Dentre inúmeros danos, os mais comuns são: Piometra (infecção uterina), más-formações fetais, alterações de cios, pseudociese/pseudogesta-ção, abortos, fetos macerados, fetos mumificados, etc.
São alterações extremamente comuns entre os animais que recebem esses medicamentos, tanto em fase de pré-cio, durante o cio, ou até mesmo, pós-cio, e que na grande maioria das vezes, traz sérios danos à saúde tanto dos fetos, como das mamães, podendo inclusive levar à óbito.
As alterações clínicas (sinais) que as fêmeas apresentam, podem variar de acordo com o problema e também o estágio de evolução do mesmo.
Nos casos menos graves, como a gravidez psicológica, os sintomas primários são: inapetência, apatia, letargia, cólicas, etc.
Nos casos mais sérios, como na Piometra, más-formações, fetos macerados, os sintomas e o quadro clínico do animal se alteram muito: anorexia, apatia, vômitos, diarreia, febre, desidratação, podendo evoluir pra septicemia (infecção generalizada), sepse e óbito.
O tratamento requer internação para estabilização do paciente, uso de antibióticos de amplo espectro, analgésicos, soro, antieméticos, etc.
Ao passo que se restabeleça as condições fisiológicas do animal, este será submetido ao procedimento cirúrgico, para a remoção de útero e ovários.
Há ainda a possibilidade de esse útero estar rompido, total ou com micro rupturas, o que torna o caso ainda mais complexo, pois nesse caso, temos a infecção já disseminada por toda cavidade abdominal. Necessitando de procedimento ainda mais invasivo, e cuidadoso.
Por vezes, o animal, mesmo pós-cirúrgico, necessite permanecer internado, afim de que seja controlado o quadro infeccioso, reposto os metabólitos, e que o mesmo tenha plenas condições de retornar ao seu lar, para terminar o tratamento.
Em casos de má-formação fetal, o mesmo pode ser invisível aos nossos olhos por algum período, pois, essas deformidades podem se dar apenas em órgãos internos, e o início dos sintomas/complicações aparecer somente após alguns anos, porém, na grande maioria das vezes, são agudos e letais.
Quem ama seu animal, não faz uso de anticoncepcional.
Consulte seu Médico Veterinário!
Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/07/21/risco-no-uso-de-contraceptivos-anticoncepcionais-em-cadelas-e-gatas/