Tipos de açúcares

JÉSSIKA CARVALHO – Nutricionista CRN 3-28292 – Mestra em Ciências dos Alimentos. Pós-Graduada em Nutrição Clínica e Hospitalar

 

Atualmente as pessoas estão cada vez mais conscientes de que devem reduzir o consumo de açúcar para prevenir diversos tipos de doenças, e também para obterem mudanças positivas em sua composição corporal.

Após o açúcar ser consumido, os níveis de dopamina aumentam (sensação de prazer) e, ao mesmo tempo, o hormônio leptina (que controla a saciedade), não é secretado pelo organismo de maneira adequada. Ou seja, quanto mais açúcar nós ingerimos, mais nosso organismo ''pede'' sabor o doce. Por isso devemos evitar o consumo desde a infância.
Conheça os tipos de açúcar mais utilizados e quais as diferenças:
AÇÚCAR CRISTAL: É extraído do caldo de cana, e ao ser fabricado, passa por um refinamento, retirando cerca de 90% dos sais minerais. É muito usado na indústria para fabricação de alimentos. Os grãos são grandes e transparentes.
AÇÚCAR REFINADO: É fabricado a partir da diluição do açúcar cristal. Neste processo, são adicionados mais produtos químicos como o enxofre, para que ele fique com a cor bem branca e uniforme.
AÇÚCAR DE CONFEITEIRO: utilizado na fabricação de receitas "de padaria" e parece uma farinha. Não é indicado para consumo diário.
AÇÚCAR MASCAVO: não passa pelo processo de refinamento. Ele tem a cor caramelo, é obtido através da cana de açúcar e em seguida cozido, mantendo os valores nutricionais com sabor semelhante a rapadura. Quanto mais escuro melhor (passou por menor número de filtragens).
AÇÚCAR DEMERARA: Parecido com o mascavo, mas passa por um refinamento leve (recebe pouco ou nenhum aditivo químico). Seu uso não altera de forma significativa o sabor dos alimentos e é muito utilizado em receitas e bebidas.
AÇÚCAR ORGÂNICO:  a matéria prima (cana de açúcar), não leva agrotóxicos e no processo de produção industrial não se utiliza enxofre, ácido fosfórico e outros elementos. É como se fosse um açúcar mascavo, porém orgânico.
AÇÚCAR DE COCO: Possui baixo índice glicêmico, ou seja, leva mais tempo para virar açúcar no sangue, evitando picos de insulina, o que é bom para o emagrecimento. É feito a partir das palmas do coco e não inclui o refinamento, mantendo os nutrientes e adoça sem deixar sabor residual.
Todos possuem valor calórico semelhantes. Uma dica: se você consome açúcar cristal ou refinado, poderá trocar pelo mascavo, orgânico ou de coco e reduzir o consumo gradualmente. Independente do tipo de açúcar, lembre-se de utilizá-lo com moderação e sempre perguntar ao seu nutricionista qual o mais adequado para suas necessidades.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/07/21/tipos-de-acucares/