Estuda que cresce

DIEGO ISIQUE CARVALHO – CREF 083300-G/SP – Formado em Educação Física - Licenciatura e Bacharel Especialista em Educação Física Escolar, Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo e Musculação e Personal Trainer

 

Salve! Salve! Continuando a série de perguntas feitas pelos leitores.
1. Quem tem diabetes deve realizar algum treino específico?
R: Sim. Na verdade, é extremamente importante que o indivíduo com o diabetes faça o controle de sua glicemia e anote sempre o nível de glicose que se encontra todos os dias. Quando chegar na academia é bom realizar o teste, e desta forma, se necessário o treino pode ser mudado. Afinal o treino influencia diretamente no nível glicêmico.
Mas não há nenhuma restrição de treinamento para o portador do diabetes mellitus, porém existem estratégias inteligentes para cada objetivo.
2. O treinamento na musculação de membros inferiores pode ser dividido em anterior, posterior e glúteo?
R: A divisão do treinamento em grupos musculares é uma estratégia própria da musculação. Porém devemos ter alguns cuidados, a divisão deve ser realizada de acordo com seu avanço natural e próprio, na sala de musculação, avanço este que somente poderá ser quantificado por seu professor. Devemos ter cuidado para não priorizar apenas uma região do nosso corpo, pois o desiquilíbrio muscular pode trazer prejuízos a nossa saúde, como por exemplos as lesões. Alguns exercícios básicos, como o agachamento profundo, iram exigir toda a musculatura dos membros inferiores ou mais. Pensando desta forma este tipo de divisão se torna incoerente, além disso é importante que se tenha o descanso necessário para cada grupo muscular, o descanso correto é tão importante quanto o treino.
3. Para uma pessoa que tem lesão no joelho, o treinamento funcional precisa de restrições? Quais tipos?
R: Primeiro é necessário que o médico faça uma avaliação e estas informações sejam repassadas ao professor. Em caso de lesão em articulações, todo o treinamento deve ser adaptado de acordo com a necessidade e intensidade da lesão.
No geral o treinamento funcional pode ser dividido em exercícios de puxar, empurrar, de dominância de quadril e dominância de joelho, e pode ser adaptado para qualquer indivíduo que seja liberado pelo médico a realizar exercícios físicos. Também é necessário que haja um bom feedback entre professor e aluno. E claro que o professor seja qualificado.
4. Por que realizar alongamento antes dos exercícios?
R: O alongamento e/ou o aquecimento antes do exercício, pode ajudar a evitar lesões, pois estamos mandando estímulos para nosso encéfalo e estruturas envolvidas naquele movimento, avisando que iremos realizar um exercício intenso. Alguns autores dizem não ser necessário e outros afirmam que sim. Na prática acredito que o exercício se torna melhor após a realização dos dois.
Grande abraço a todos, e até a próxima.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/07/21/estuda-que-cresce/