Dermatopias em animais domésticos

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640 | Médico Veterinário

 

Várias formas de dermatites/der-matoses são conhecidas e acometem os animais domésticos, em especial cães e gatos criados dentro do ambiente doméstico, porém; espécies silvestres, aves e outros mamíferos e também répteis domesticados podem sofrer com essas enfermidades.
Entende-se por dermatopatia, uma doença de pele, superficial, intermediária ou profunda da pele dos animais, que podem ter sua origem por: fungos, bactérias, ácaros, alérgicas, hormonais, etc.
De suma importância, é um diagnóstico preciso da ou das causas da dermatite, pois, podemos ter uma dermatite causada por determinado fator e agravado por outro.
Uma das causas mais comuns de dermatite nos dias atuais se deve à questão alimentar, infelizmente, de difícil tratamento e controle muito em favor da não colaboração dos proprietários/tutores dos animais, que sofrem por essa razão.
Lesões na pele tais como: Prurido (coceira), seborréia (caspa), mau cheiro, eritrema (vermelhidão), edema (inchaço), alopecia (queda de pelos), etc., são indícios de uma dermatite.
Por algumas vezes podem ser contagiosas, tanto para outros animais, quanto para os seres hu-manos.
Um exame clínico detalhado e bem feito é o início do protocolo para diagnosticar ou direcionar a um diagnóstico preciso e completo da origem, estágio, tratamento e prognóstico da doença.
Exames complementares na maioria das vezes se tornam necessários e uma ferramenta imprescindível para fechar o diagnóstico e conduzir ao tratamento eficaz.
Exames de pele, pesquisa de ectoparasitas, hormonais.
Na maioria das vezes o tratamento depende de uma união de frentes de tratamento, produtos de uso tópicos, orais, injetáveis, vacinas, homeopatias, etc.
Procure sempre um Médico Veterinário, para poder lhe oferecer o que ele tenha de melhor para o diagnóstico e tratamento do seu animal!!



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/08/31/dermatopias-em-animais-domesticos/