IBGE realiza reunião na Casa da Agricultura de Ibirá

A Prefeitura de Ibirá por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada) e CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), realizaram na última sexta-feira (9), a primeira reunião junto ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da estimativa de safra do ano agrícola de 2018/2019.
O objetivo do encontro, é reunir dados e fazer o levantamento do que é produzido no município, como produção em toneladas, rendimento dos quilos por hectares, preço médio, percentuais colhidos ou a colher, e com estes números a Prefeitura consegue dar o apoio necessário aos agricultores do município.
Em Ibirá, existem três tipos de produção, sendo elas temporárias, temporárias de longa duração e permanentes. A primeira cultura inclui amendoim, melancia, milho em grão da primeira e segunda safra, sorgo forrageiro e vassoura.
A segunda engloba mandioca para mesa, cana de açúcar e forrageira. E por último, as culturas permanentes como abacate, borracha coagulada, café arábica, goiaba, laranja, manga, tangerina, além de limão irrigado e sem irrigação. Vale ressaltar que todos esses itens são produzidos em Ibirá.
Fizeram parte da reunião, os representantes da secretaria do meio ambiente de Ibirá, o engenheiro agrônomo do município, além do Vice-Prefeito Francisco Neto, Xico.
"Considerando que a atividade agrícola é a principal fonte de renda no município, a Prefeitura da total suporte aos produtores ibiraenses para que possam desenvolver suas atividades, e assim aumentar a produção e consequentemente sua renda. Portanto esses encontros junto ao IBGE são muito importantes para que possamos continuar a desenvolver um ótimo trabalho na agricultura ibiraense", reforça o Prefeito Edvard Colombo.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/11/14/ibge-realiza-reuniao-na-casa-da-agricultura-de-ibira-2/