Cherry Eye (Olhos de Cereja)

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640  |  Médico Veterinário

O Cherry eye é uma doença um tanto quanto comum em algumas raças em especial de cães, e mais raras em felinos.
Trata-se de uma deformidade oftálmica  da glândula da terceira pálpebra, responsável pela lubrificação da córnea, que deveria permanecer internamente, e que, por algum fator exterioriza sofrendo um processo inflamatório que acarreta um aumento no seu tamanho, ficando na forma de uma cereja realmente. Por vezes, pode ser confundida com conjuntivite, blefarite ou outra doença qualquer oftálmica.
Seu aparecimento é mais comum em raças de cães braquicefálicos (focinho curto), porém pode acometer outras raças também, as causas também podem variar: traumas, coceiras, processos inflamatórios/ infecciosos, brigas, estresse, etc.
O sinal clínico é bastante evidente, nota-se uma “bolinha” vermelha no canto medial de um ou de ambos os olhos. Devido sua função (participa da produção lacrimal), quando ela está exteriorizada, essa função fica comprometida, causando: olhos “secos”, irritações, podendo evoluir para um quadro de úlcera corneana (mais séria e de grau mais difícil de tratamento).
O diagnóstico é feito com base no exame físico do animal, alguns casos necessita de colírios corantes para descartar ou confirmar a presença de úlceras.
O tratamento preconizado é cirúrgico, apesar de alguns colegas ou mesmo alguns proprietários optarem pela tentativa com colírios e uso de medicamentos orais, na esperança de uma possível remissão. O que na imensa maioria não ocorre, e que acaba por inúmeras vezes por trazer complicações ao caso.
A cirurgia consiste basicamente na reposição anatômica da glândula e nos cuidados pós-operatórios.
Ao menor sinal de aparecimento desses sinais, procure o mais rápido possível o Médico Veterinário.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/11/16/cherry-eye-olhos-de-cereja/