RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário
Dermatofitose, ou seja, doença de pele causada por fungos, muito comum nos animais de companhia, e que tem grande importância quando relacionada à mesma doença em seres humanos, por se tratar de uma zoonose (doença passível de transmissão de animais para o ser hu-mano).
Por inúmeras vezes é confundida com doenças bacterianas, por agentes externos, ectoparasitas, ácaros, etc. Muitas das vezes, podem estar associadas à esses fatores, ou ainda outros, porém a causa base é o fungo, por isso a necessidade de um exame clínico minucioso e detalhado, afim de não haver erro/equívoco quanto ao diagnóstico e posterior tratamento.
Além de exame físico, alguns casos, necessitam de exames mais criteriosos, tipo: cultura fúngica, raspado de pele, cultura e antibiograma, citologia e até mesmo histopatológico. A experiência e sensibilidade quanto ao quadro clínico, podem direcionar a investigação quanto ao diagnóstico precoce, e ao tratamento imediato e de possibilidade de recuperação rápida e eficaz, além de se orientar os proprietários/tutores, quanto aos cuidados frente a não contaminação dos mesmos.
Casos de infecções fúngicas geralmente são de tratamentos prolongados e, requerem dedicação e muita atenção por parte dos proprietários tanto em relação aos cuidados com os animais, quanto em relação ao ambiente e à si mesmos.
Depois de realizado o diagnóstico, o tratamento pode variar bastante, desde banhos, medicamentos orais, até a alguns tipos de vacinas.
Consulte sempre o Médico Veterinário.
Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/05/06/dermatofitose-em-caninos-e-felinos/