Sarna Sarcóptica / Escabiose

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

Sarna sarcóptica ou escabiose é a denominação da doença de pele causada pelos ácaros Sarcoptes scabiei, tanto em caninos quanto em felinos. Há também a importância humana, pois, se trata de uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida aos seres humanos de uma forma em geral, tanto pelo contato direto com animais (caninos ou felinos) contaminados, como também pelo meio onde vivem esses animais (cobertas, caminhas, roupinhas, sofás, etc).
Não há uma predominância por sexo, raça ou porte. Os animais errantes ou que vivem em situações de falta de higiene, debilitados quanto sua saúde, são os mais acometidos, assim como as pessoas que tenham contato íntimo com esses animais, ou mesmo um contato mais esporádico, são alvos em potencial de contaminação.
As lesões de pele nos cães, se iniciam costumeiramente nos membros posteriores, face lateral dos membros, abdômen, se expandindo rapidamente pras demais áreas. De prurido (coceira) intenso, odor fétido, ulcerações na pele, febre, apatia etc.
Nos felinos a contaminação e os sintomas são bastante parecidos. Porém o início das lesões se dá na região da face, ligeiramente acima dos olhos em direção às orelhas. De prurido bastante intenso também.
Nos seres humanos, a contaminação se dá pelo contato, como mencionado anteriormente. O prurido é tão severo quanto nos animais, assim como as lesões na pele em decorrência do ato de coçar.
O diagnóstico é fechado com base no exame clínico, uma boa anamnese e através do exame de raspado de pele, no qual pode-se observar pelas lentes do microscópio a presença do ácaro adulto, ou de ninfas do mesmo.
O tratamento pode variar desde banhos com produtos específicos, à associações com outras formas de controle, por exemplo: antibióticos via oral, produtos acaricidas orais ou injetáveis, coleiras, loções, etc.
No caso dos seres humanos a recomendação é procurar um dermatologista.
Nos animais, nos colocamos à disposição para eventuais dúvidas e consultas.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/08/19/sarna-sarcoptica-escabiose/