MONIQUE GISELE GASQUI
CRP 108849/06
Psicóloga Clínica, especializada em Cognitivo-Comportamental
Antes de discorrer sobre o assunto, gostaria de diferenciar: O que é Psiquiatra? O que é Psicólogo? Há uma grande confusão entre esses profissionais, e nem um e nem outro é médico de louco.
A Psiquiatria é uma área da medicina, assim como a Pediatria ou Cardiologia, por exemplo. Este profissional trata de transtornos mentais e emocionais e de deve ser procurado quando a pessoa apresentar sintomas físicos e psíquicos que necessitem de intervenção medicamentosa. Os remédios ajudam a diminuir os sintomas, como a angústia. Já o Psicólogo, se forma em Psicologia, e este estuda para compreender o comportamento do ser humano. A sua função é ouvir o cliente e ajuda-lo a refletir sobre sua história, angústias, anseios, medos e olhar para seu mundo interno. Este profissional não prescreve medicamentos. Porém, os dois profissionais, tanto o Psiquiatra como o Psicólogo, estão cada vez mais concordando que é comum e eficaz aliar o tratamento psiquiátrico ao psicológico, para que o cliente possa ter uma saúde mental e emocional mais equilibrada.
Mesmo com tantas informações extraordinárias disponíveis, ainda há preconceito sobre a psicoterapia. Geralmente quando há indicação para um Psicólogo ou Psiquiatra, a primeira pergunta que vem à mente é:" Sou louco(a)?";" Você acha que eu preciso"?
Várias razões que ajudam para este preconceito é o medo do encontro consigo próprio, de encarar-se, de perceber os seus equívocos, as ilusões sobre si mesmos, baixa disponibilidade para si próprio, justamente por não se levarem a sério e perceber as suas reais necessidades.
Psicoterapia, nada mais é que ajudá-lo no processo natural da vida, do desenvolver, eliminando o sofrimento e as angustias vividas ao longo da vida. Isto não significa que não haverá mais problemas, mas aprende olhar com um novo olhar sobre si mesmos, sobre sua vida, proporcionando saúde emocional e qualidade de vida.
A Psicoterapia leva o cliente ao desenvolvimento da autoconsciência. É o caminho da luz, onde descobre todo o potencial ainda encoberto dentro dela mesma, ou seja, ela tira a pessoa das sombras da escuridão.
Deixo claro que a loucura apenas existiu na História da Psicologia. Hoje não mais. Fazer Psicoterapia é autoconhecer-se, e melhorar o relacionamento consigo mesmo, as pessoas a sua volta e a própria humanidade, da qual fazemos parte.
O Psicólogo pode ser procurado em qualquer momento de sua vida, independente se está em crise ou em sofrimento.
Então, você ainda acredita que Psicoterapia é "coisa" pra louco?!
Iniciar Apresenta
Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/web/?p=12587