Na última terça-feira (8), a equipe de enfermagem da rede municipal de Saúde, participou de uma Capacitação para o diagnóstico da Hanseníase.
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium leprae (M. Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. A doença atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.
Esse treinamento tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde para a coleta e compreensão da leitura da baciloscopia e dermatoneurológico, discutir o fluxo do exame dentro do contexto da atenção primária de saúde, discutir e padronizar formulário de coleta, envio do material para o laboratório de referência e interpretação de resultados.
Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.
Iniciar Apresenta
Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/web/?p=12935