Geloteca incentiva a leitura e troca de conhecimento

Projeto literário chega a Urupês através de morador da cidade.

 

 

AMANDA FACCA

 

 

O projeto intitulado "Geladeira Literária" já é conhecido por vários estados brasileiros e dessa vez ganhou novo nome e espaço. Para quem não sabe bem o que é esse projeto, é muito simples. É colocada uma geladeira geralmente em um espaço público e dentro dela as pessoas podem deixar livros que já leram e se quiserem, trocar por outros. Depois de ler o livro que apanhou, a pessoa o devolve para a geladeira para que outra pessoa possa fazer o mesmo. A intenção não é que os livros sejam de posse de um ou outro, mas de toda a comunidade. Assim, através da boa vontade de Andrey, que é morador da cidade, a "Geloteca" veio fazer parte da paisagem de Urupês e está localizada em frente a sua casa na rua Januário Barbosa, nº 285 (em frente a escola Maria da Glória).
Andrey Pedro é escritor, formado em psicologia e atualmente pratica trabalho voluntário em diversas escolas da região, levando poesia a crianças de todas as idades através de palestras, oficinas e Workshops sobre sua obra, o livro "LiTerapia", que reúne poesias de sua autoria. Os trabalhos voluntá-rios envolvem interação com os alunos de forma que eles se sintam atraídos pela leitura e entendam a sua importância.
Sempre envolvido com a educação, Andrey conta que viu a geladeira em alguns lugares e pensou que poderia fazer o mesmo por aqui, no entanto, quando lhe perguntam se a geladeira é dele, ele responde: "A Geloteca fica ali 24 horas. Ela é nossa, é do povo. Todos devemos cuidar dela".
Fora a geladeira, outra ideia bacana que havia colocado em ação foi um varal para doação de roupas com o mesmo funcionamento da geladeira de livros, porém não obteve tanto sucesso e decidiu ficar apenas com a Geloteca e direcionar as roupas para famílias que necessitam de maneira mais discreta, já que as pessoas poderiam se sentir constrangidas.
Andrey revela ainda que pretende iniciar um Sarau na cidade, com o intuito de dar voz as poesias antes caladas pelo silêncio decretado nas bibliotecas por toda parte.
Vale lembrar que, em novembro do passado, Andrey foi convidado a participar do Sarau Poético Literário realizado pela Escola Municipal "Maria da Glória Robert Lima de Almeida", e surpreendeu aos presentes com a dinâmica correspondida pelos alunos.
Para quem quiser mais informações sobre os projetos e doações, pode falar diretamente com Andrey pelos seguintes contatos: (17) 99123-2444 ou pelo e-mail: andrey.pedro@hotmail.com.

Iniciar Apresenta

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/web/?p=13709