Em evento realizado no Centro Municipal de Formação Pedagógica (CEMFORPE) de Mogi das Cruzes, o município de Ibirá foi destaque dentre as demais cidades presentes devido à alta nota no Município Verde Azul e recebeu a pré-certificação do programa. As cidades deveriam atingir no mínimo 25% das metas nesta etapa, e Ibirá alcançou 47,12%, superando as metas propostas.
O Selo Município Verde Azul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).
Para a avaliação dos municípios que buscam a certificação Verde Azul, dez diretivas são analisadas: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, cidade sustentável, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Para cada diretiva, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estabeleceu critérios de avaliação. No ano passado, 78 municípios receberam a certificação do programa.
"Estamos muito satisfeitos com os resultados que obtivemos nesta etapa, e vamos continuar trabalhar para que nas próximas podemos melhorarmos ainda mais nossa pontuação, pra que isso se reflita em benefícios para Ibirá no futuro", destaca o Prefeito Edvard Colombo.
Iniciar Apresenta
Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/web/?p=14023