Secretaria da Assistência Social de Sales promove Ações de Combate a Violência Sexual de Crianças e

Foi realizada no último dia 15 de Maio uma capacitação sobre notificação de violência interpessoal autoprovocada e a intersetorialidade, pela Wlakiria Helena Alves, Interlocutora do Programa Acidentes e Violências do Grupo de Vigilância Epidemiológica de São José do Rio Preto - GVE-29. A capacitação foi promovida pela Secretaria da Assistência Social, que além dos profissionais dessa secretaria contou também com profissionais da saúde, do esporte, da escola estadual, polícia civil e militar. Tiveram presentes ainda representantes dos conselhos da Assistência Social, da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar.
Visando atuar preventivamente é que a Secretaria da Assistência Social desenvolveu essa capacitação para instrumentalizar e encorajar os profissionais a falarem sobre a violência como um tema que requer um olhar atento, voltado para o cuidado e a prevenção, levantando um diagnóstico sobre o problema e provocando a desacomodação dos casos escondidos. À medida que os profissionais se apoderam de conhecimento, os olhares vão se direcionando para os casos que até então eram despercebidos. Nessa semana do dia 18 de Maio, dia Nacional de combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, várias ações de prevenção foram realizadas, envolvendo os profissionais da rede intersetorial, pais e crianças e adolescentes da rede de ensino municipal e estadual.
Reconhecendo que as violências e os acidentes exercem um grande impacto social e econômico, em especial, sobre o SUS e que as intervenções pautadas na prevenção e promoção da saúde precisam ser ampliadas, a Secretaria de Assistência Social de Sales promoveu uma semana voltada para a prevenção, juntamente com as demais secretarias como um primeiro passo para a consolidação de ações voltadas para a Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências no município.

Iniciar Apresenta

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/web/?p=14080