Conselho Municipal de Assistência Social realiza a IX Conferência Municipal de Assistência Social de

O Conselho Municipal de Assistência Social realizou na última quinta-feira (27/07) no Centro de Convivência do Idoso Reviver, a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Sales com o tema "Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS".
De suma importância para identificar os rumos que devem ter a política de serviços socioassistenciais do município, a Conferência teve o objetivo de debater, elaborar e promover diretrizes para a criação e implementação do SUAS.
As conferências de Assistência Social são realizadas a cada dois anos, e é um espaço democrático de participação social para a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social - SUAS no município, além de elaborar também propostas para as Conferências Estadual e Federal.
Para fomentar o debate e ampliar as reflexões, a assistente social Lucimar Ianelo proferiu palestra sobre o tema, abordando os quatro eixos temáticos da conferência, na oportunidade, também houve a eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social.
Na abertura do encontro a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Milka Gisele Tórtola, falou de um dos principais desafios dessa conferência que é garantir o acesso à Assistência Social para o enfrentamento de desigualdades e promoção de equidade, considerando grupos em situação de maior vulnerabilidade e evitar retrocessos. A secretária da Assistência Social Tania Fernandes Cestari apresentou o vídeo, "Problema Social", o qual retrata a situação de vulnerabilidade social e econômica do nosso país e também reforçou a importância desses espaços de discussão na busca de alternativas para o enfrentamento das situações de exclusão e a garantia dos direitos estabelecidos na Constituição federal e na LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social.
Participaram dessa conferência aproximadamente 50 famílias beneficiárias dos programas socioassistenciais e vários representantes dos demais seguimentos, atingindo um elevado número de pessoas presentes, que democraticamente se dividiram em grupos para a reflexão e debate acerca dos eixos temáticos e elaborara propostas em nível municipal, estadual e federal.
O Prefeito Ni Baiano falou da importância do espaço da Conferência de Assistência social do município, ressaltou a importância da garantia da assistência social á população alvo e também apresentou os trabalhos desenvolvidos pelos grupos de fortalecimento de vínculo do CRAS que são desenvolvidos com as famílias inseridas nos programas sociais e por fim, parabenizou a equipe pelo comprometimento e realização do evento.

Iniciar Apresenta

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/web/?p=15318