Paço Municipal recebe ‘Calçada Verde e ‘Espaço Árvore’

Visto o cenário da falta do verde, caminhadas com sensação ofegante devido as temperaturas elevadas, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, teve a iniciativa de ampliar as 'Calçadas Verdes' em torno do quarteirão do paço municipal, que além de exercerem a função de bem estar por quem ali passar, ainda deixam o local mais agradável e bonito. Além das calçadas, as árvores do local também receberão ações com o projeto 'Espaço Árvore'.
O 'Espaço Árvore', tem por objetivo destinar o plantio de árvores compatíveis com o crescimento do tronco e das raízes, e tem como finalidade, melhorar as condições do espaçamento adequado em sua base, permitindo o desenvolvimento em diâmetro, sem comprometer a infraestrutura do calçamento. Sendo assim, promove o crescimento saudável e garante a integridade arbórea.
A 'Calçada Verde', ao invés do cimento, permite que as águas das chuvas penetrem no solo, formando e alimentando desta forma, os lençóis freáticos. As calçadas verdes ainda diminuem os riscos e a intensidade dos alagamentos já que absorvem as águas pluviais, e contribuem para uma menor variação de temperatura e ajudam a manter a saúde das árvores, pois permitem que as raízes tenham espaço para crescer e absorver as águas das chuvas. Ao todo, serão cerca de 400 metros lineares de calçadas com cobertura de grama esmeralda no entorno do quarteirão do paço municipal.
"Esta iniciativa começa pelo Poder Público, mas é extensiva a toda a comunidade. Devemos criar ações que conscientizem a população a tornar o espaço de nossa cidade mais adequado para o meio ambiente, e assim, melhorarmos a qualidade de vida dos ibiraenses de modo geral", destaca o Prefeito Edvard Colombo.

Iniciar Apresenta

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/web/?p=15304