Cores e emoção marcam início do Projeto ‘‘Varal Poético’’ em Urupês

A Prefeitura de Urupês, através do Departamento de Cultura, deu início, no último dia 31 de outubro, o projeto "Varal Poético", em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, instituído na data de aniversário de Carlos Drummond de Andrade. O projeto acontece na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato e deve se estender durante todo o mês de novembro.
Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental são o público-alvo do Varal Poético. Ao decorrer do projeto, eles terão a oportunidade de conhecer as tradições literárias brasileiras, vida e obra de Drummond, além dos chamados "frutos da terra": os escritos e poetas urupeenses.
Logo que chegam à biblioteca, os alunos se deparam com mesas onde há livros com as poesias de Drummond. Após conhecerem melhor o autor, os jovens são convidados a lerem suas obras e transcreverem em peças de papel cartão os versos ou estrofes que mais chamaram sua atenção. Posteriormente, essas peças, em formato de assessórios de vestuário, são penduradas num varal, disposto na biblioteca. O re-sultado, é uma mistura de cores e emoções.
Por fim, é ministrado um pequeno sarau entre os alunos, que declamam as poesias de Drummond e conhecem melhor os urupeenses que se destacaram na literatura de poesia e prosa, como Josepha Rodrigues, José Antônio Roman, Maria Zélia M. Citeli, Valdira Lopes, Allan de Abreu dentre outros tantos.
A propósito, por falar no uru-peense Allan de Abreu, o Departamento de Cultura da Prefeitura de Urupês também anunciou que promoverá, no mês de novembro, uma noite de autógrafo com o escritor, autor do renomado e premiado livro Cocaína: a Rota Caipira. A data e local ainda estão sendo confirmadas, mas devem ser anunciadas em breve.
Segundo a assessora de cultura de Urupês, Nenica Roman, o "Varal Cultural" é um projeto que visa ressaltar as tradições artísticas e literárias. "Quando falamos de 31 de outubro, os jovens logo se lembram do Halloween - proveniente das tradições norte-americana. Nosso intuito é mostrar que temos uma cultura riquíssima e que também precisa ser valorizada.

Iniciar Apresenta

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/web/?p=15756