Gincana em Urupês torna consumo de frutas uma prática divertida

No dia 27 de outubro, aconteceu o encerramento da Gincana da Alimentação Saudável, que vinha sendo realizada desde setembro pela Prefeitura de Urupês com os alunos da escola municipal Maria da Glória Robert Lima de Almeida.
Organizada pela nutricionista Cristiane Charles, a ação busca incentivar nas crianças a prática de hábitos alimentares e padrões de vida saudáveis. Os alunos levavam de casa frutas para a alimentação nos intervalos de aula. No período em que a gincana acontecia, a classe que mais trouxesse e consumisse frutas ganhava a competição e prêmios.
A turma que mais se destacou e venceu a Gincana receberá, como prêmio, uma aula de natação para seus alunos. O segundo colocado fará uma visita à horta orgânica para conhecer os cuidados que este tipo de produção tem com o plantio de suas culturas. A classe que ficou em terceiro lugar ganhará “frutinhas” artesanais confeccionadas pelo pessoal da alimentação escolar. Também receberão prêmios os alunos e professores que mais se destacaram individualmente.
Contudo, não basta trazer e consumir frutas, mas entender o quão importante isto é para o desenvolvimento das crianças. A Gincana foi apenas uma parte de todo o trabalho desenvolvido com os pequenos que já haviam se reunido para palestras lúdicas e animadas, sobre a importância de se manter uma alimentação saudável e de se praticar exercícios físicos.
Para comemorar, a escola serviu às crianças salada de frutas e, numa dinâmica participativa, mostrou a forma de preparo do prato.
O papel da nutricionista na prefeitura também é confeccionar cardápios balanceados e atrativos para as crianças na alimentação escolar. Segundo Cristiane, é importante ser criativa na confecção dos pratos - para se tornar atrativo para as crianças -, mas sempre pensar nos nutrientes que os compõem.

Iniciar Apresenta

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/web/?p=15750