Prisão emocional: liberte-se!

Em minha experiência clínica até o momento lidando com comportamento humano percebi em inúmeras situações o quanto as ligações emocionais do passado trazem energias que atuam no presente, comprometendo negativamente ou positivamente no processo de vida. Digo sintonia das emoções em pessoas, acontecimentos, hábitos, processos e fatos que ocorreram no passado e por não ser resolvida, traz um travamento emocional para caminhar rumo ao futuro que os clientes querem e idealizam.
Na verdade são correntes que aprisionam eles, gerando medo, insegurança, dúvida e em muitas coisas o pavor que paralisa e traz a imobilidade afetiva e emocional como "zona de conforto" transformando o futuro e as mudanças em fator de agressão. São em sua maioria, relações afetivas mal resolvidas, vínculos familiares, casamento, amizades ou até profissionais rompidos. O que acontece é que estão presentes e solidificadas na mente por terem se transformado em traumas, suportadas no dia a dia até um rompimento parcial da rotina dos acontecimentos, mas não um rompimento total, o que provoca o sofrimento e a dor em sua vida atual.

Isto tudo gera crises de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, ansiedade social, transtorno obsessivo compulsivo, confusão de sentimentos, entre outros.
Elas vivem numa tortura emocional gigantesca, perdem a clareza quanto à realidade e se perdem emocionalmente confundindo sentimentos. A prisão emocional, nada mais é que uma consequência de uma estratégia fantasiosa onde a vítima se liga ao seu algoz pela ilusão de que a sua ancora afetiva, o manterá na sua própria segurança. Isto nem sempre é real, é verdadeiro ai gera confusão, angústia e medo.
É preciso lidar com esta situação de permanecer aprisionado no passado, pois é essencial entender e tirar proveito do passado, mas não ficar preso nele. Tê-las como algemas emocionais ira provocar e renovar somente sofrimentos. Correntes precisam ser quebradas para que se estabeleça o estado de liberdade, de saúde emocional e espiritual por onde a felicidade possa fluir. Aqui vão três dicas essenciais:
Construa autoconfiança abraçando a incerteza! Sim! A confiança é muito mais do que ter certezas absolutas, ou seja, a capacidade de confiar nas suas próprias habilidades, sabendo que não importa o que aconteça você vai sempre dar o seu melhor para atingir aquilo a que se propõe. Entre na incerteza de cabeça erguida. Na grande maioria das vezes a vida é incerta.
Assuma a responsabilidade das suas escolhas! Ninguém está vindo para salvá-lo. Você tem que assumir a responsabilidade da sua própria vida e o que acontece nela. As outras pessoas podem até ajuda-lo, mas é você quem esta no comando de tudo. Você vai cair e tropeçar, pois ninguém esta vindo, você é que esta indo. Sabe onde? Indo ao encontro de melhorar a sua vida.
Escute a si mesmo! Não podemos esperar estar no controle das circunstancias da nossa vida, quando não conseguimos controlar a nossa mente por cinco minutos. É a arte de escutar a si mesmo: a mente e o espírito. Tome algum do seu tempo para ficar consigo mesmo, sem julgamento. Observe-se, tranquilize-se, respire, inspire e expire, e nesse intervalo vive a sua tranquilidade.
Pense nisso: "O que vou fazer hoje de forma que me torne na versão mais grandiosa, verdadeira e extraordinária daquilo que julgo ser?"



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/07/05/prisao-emocional-liberte-se/