Artrose em Pets

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI – CRMV/SP 14.640 – Médico Veterinário

 

Assim como em seres humanos, os animais de modo geral são acometidos por essa enfermidade, a artrose pode se dar por fatores diversos: má formação, traumas, infecções, incongruência, deficiência alimentar (sub ou super nutrição).
Artrose significa uma degeneração das porções articulares, uma degeneração das cartilagens, e podem causar desde um simples desconforto ao levantar ou deitar-se, como dificuldades ou mesmo impossibilidade de se locomover.
Os animais de meia à avançada idade, são os mais acometidos, assim como animais de porte gigante e os condrodistróficos.
No período do Outono e do Inverno, a tendência é de agravamento dos casos já diagnosticados, e de aparecimento de sintomas nos casos assintomáticos.
Nos casos mais agudos ou avançados, o exame clínico, na maioria das vezes é bem direcionado e sugestivo de artrose, em casos sub clínicos ou assintomáticos, esse diagnóstico fica um pouco mais dificultado, necessitando por vezes, do auxílio dos exames de imagens: raios x, tomografia, etc.
Uma boa nutrição dos seus pets, assim como, um piso adequado, e o histórico familiar (causas hereditárias, consanguinidade) contribuem com a prevenção dessa enfermidade.
Uso de analgésicos, anti-infla-matórios, condroprotetores, terapias alternativas: acupuntura, shock wave, fisioterapia, compressas, etc., são tratamentos eficazes no controle da doença.
Porém, para cada tipo e estágio da doença, há um protocolo mais eficaz a ser seguido.
Consulte sempre seu Veterinário e peça a ele maiores informações à respeito!



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/07/05/artrose-em-pets/