Estratégia no emagrecimento

DIEGO ISIQUE CARVALHO – CREF 083300-G/SP – Formado em Educação Física - Licenciatura e Bacharel Especialista em Educação Física Escolar, Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo e Musculação e Personal Trainer

 

Salve! Salve! Começaremos agora uma série que pretende responder as perguntas mais comuns sobre exercício físico e treinamento. Além de ser abordado também temas sobre cultura e saúde.
Para o mesmo, os leitores podem mandar perguntas para o e-mail: diegoisi@yahoo.com.br
1. Para emagrecimento. Aeróbico antes ou depois do treino?
Há vários indicativos que revelam, que o treino aeróbio com o propósito de redução no percentual de gordura, é recomendado após o treino de musculação por vários motivos. Entre eles estão:
– o fato do treinamento de força proporcionar um papel importante na liberação de hormônios como a testosterona e outros que auxiliam na mobilização e metabolização da gordura.
– O treino de musculação exige um gasto calórico que se irá somar ao aeróbio, além de ser usado como estratégia para que o corpo utilize maior quantidade de gordura na hora dos exercícios predominantemente aeróbios. Lembrando que a hipertrofia muscular é um forte aliado no emagrecimento, pois aumenta o metabolismo basal e consequentemente o gasto calórico.
– Devido ao fato da musculação ser o primeiro exercício a ser realizado, haverá mais energia para sua execução, melhorando assim seu desempenho.

  • Pelo motivo do objetivo ser emagrecimento e não apenas hipertrofia.
    Devemos ficar atentos com os exageros, treinar em excesso nunca é uma escolha inteligente, tão importante quanto o treino é o descanso adequado (principio da sobrecarga). Por este e vá-rios outros motivos só aceite orientação de um profissional formado e qualificado.
    2. Ao entrar na academia devo comprar suplementos?
    Não. Nenhum profissional de educação física está apto a prescrever alimentação, embora as áreas de estudo se encontrem por diversas vezes, o único modo seguro e inteligente de mudar sua dieta, é se consultar com um nutricionista qualificado (lembrando que pelo código de ética, o nutricionista não pode vender suplementos em seu consultório). Somente ele poderá elaborar uma estratégia eficiente e saudável para você. Assim como o nutricionista jamais poderá prescrever exercícios físicos.
    Na próxima edição responderemos a mais perguntas, mandem suas dúvidas ou comentários. Grande abraço a todos, e até a próxima!


Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/07/05/estrategia-no-emagrecimento/