Você é autossuficiente?

MONIQUE GISELE GASQUI  – CRP 108849/06 – Pós graduada em Psicologia Clínica: terapia cognitivo-comportamental e pós graduada em Psicologia da Saúde/Hospitalar

 

Percebo em minha atuação clínica, a dificuldade que as pessoas têm em acreditar em si mesmas, ou seja, a sua crença na capacidade de concretizar uma determinada tarefa ou lidar com uma situação específica. Isto impede delas realizarem um sonho, por exemplo, por se sentirem incapazes ou não merecedoras daquilo.
Estou falando de auto eficiência, na qual ela se torna importantíssima para a aprendizagem social, e coloca na pessoa a capacidade de exercer controle sobre si mesmo e sobre o meio. Além de contribuir para a percepção da competência, funcionando como uma motivação e seu comportamento. Se eu acredito na minha capacidade de liderança, isto já é motivador para ir à busca de liderar uma comunidade ou um grupo, por exemplo, mas se eu não acreditar na minha capacidade de liderar eu não vou sair do lugar onde estou. Percebeu a diferença?
Então, mostra claramente um facilitador pela crença positiva e um comprometedor pela crença negativa, acerca da sua capacidade para dar reposta a uma mesma situação. É a percepção de sua auto eficácia para concretizar o que quer para sua vida.
Você acreditando que é capaz, é possível ter mais facilidade para enfrentar quanto à presença de obstáculos e desafios, com as expectativas de sucesso ou insucesso, acertos ou erros e por ai vai. Percebo em meus clientes a dificuldade de aceitar as frustrações, seus erros, mesmo acreditando na sua capacidade. Temos que ter plena certeza de que não somos bons em tudo e não acertamos tudo. Sempre digo que uma qualidade que todos temos em comum é a imperfeição.

Experiências na vida de sucesso ou de dificuldade e desafios que tenham sido superadas com sucesso tendem a promover a auto eficácia, contribuindo para a percepção de que é capaz, e por sua vez, favorece a motivação, o empenho e o compro-misso.
A auto eficácia constitui ainda um importante mediador de acontecimentos de vida estressantes e perturbações psicológicas, sendo ainda ela, a causadora quando se encontra fragilizada de episódios depressivos e de ansiedade.
Episódios depressivos acontecem quando apresenta pensamentos negativos de autodesvalorização, incompetência, e contribuem muito para a dificuldade de estabelecer objetivos ou mobilizar recursos para facilitar as dificuldades que serão enfrentadas, justamente, pelas crenças enraizadas. Por sua vez, os episódios de ansiedade ocorrem quando há frequentes pensamentos caracterizados por distorções cognitivas de catastrofização, associados sempre há alguma situação de perigo ou ameaçadora.
Percebe que o modo como o indivíduo percebe a situação pode favorecer ou condicionar as suas estratégias de confronto e resolução de problemas, que ao revelarem-se ineficientes podem assim manter um círculo vicioso de baixa auto eficácia.
Sabendo disso, você é autossuficiente?
"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." São Francisco de Assis



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/07/21/voce-e-autossuficiente/