Servidores Públicos ampliam turismo de Ibirá

Em 2017 mais de 26 mil turistas passaram pela cidade por meio das Associações

 

A cidade Termas de Ibirá, há décadas encanta os turistas que a visitam, especialmente pela cura que suas águas promovem, ricas em vanádio. Pode-se dizer que o estado de São Paulo tem tradição nesse setor, com várias cidades que sobrevivem de suas fontes termais.
Uma categoria que tem prestigiado e impulsionado o turismo ibiraense é a dos servidores públicos, com as chamadas "colônias de fé-rias", como a do Centro do Professorado Paulista (CPP), do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp), da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp), que é a mais nova na cidade, entre as associações.

A Afpesp iniciou suas atividades em Ibirá, em 25 de junho de 2011, no Hotel SPA Termas de Ibirá, hoje Unidade de Lazer de Termas de Ibirá, que teve sua construção restaurada em cada detalhe. O antigo balneário da cidade, inclusive, marcou a vida de milhares de turistas, como a do presidente da entidade, o catanduvense Antônio Carlos Duarte Moreira, que quando criança visitava muito a cidade e, nos revela, um tanto quanto saudoso, que "seu pai passou a segunda núpcias nesse hotel".
Duarte Moreira assumiu a presidência da AFPESP em 2013 e, como conhecia profundamente o potencial turístico da cidade, tratou logo de ampliar as acomodações, construindo um novo bloco de apartamentos.
Somente esta unidade turística da AFPESP já trouxe, em 2017, mais de 22.000 hóspedes por ano, com investimentos significativos na contratação de funcionários para trabalhar nas instalações, geralmente munícipes de Ibirá e das cidades do entorno.
A visão do potencial turístico da cidade fez com que a diretoria da Afpesp comprasse um novo imóvel para atender à crescente demanda para hospedagens e passeios de nossos asso-ciados.


No último dia 18 de junho, o famoso Hotel Fazenda Termas de Ibirá, de propriedade de Rovilson Aparecido Manzano, foi adquirido pela Afpesp, com a previsão de aumentar em quase 50% a capacidade do turismo local. As chaves foram entregues no dia 30 de junho e em breve novos hóspedes estarão chegando na cidade.
Para o presidente da AFPESP, Duarte Moreira, Ibirá ganha muito com os turistas das associações, porque são pessoas que quando gostam retornam ao local e ainda fazem a famosa publicidade "boca a boca". "Na Afpesp, investimos muito no marketing associativo, colocando sempre a Unidade de Ibirá como uma de nossas joias, por isso acabamos de comprar o hotel fazenda, que vai ampliar ainda mais o turismo local. Nossos associados aproveitam tudo o que a cidade oferece, como fazem em vá-rias outras cidades do interior paulista, onde a Afpesp também tem Unidades de Lazer".


O Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp) está na cidade desde 1999, em unidade que recebe 90 hóspedes e previsão de ampliação, em breve, com a inauguração do Centro de Referência do Aposentado. Em 2017, a Apeoesp levou 2.806 turistas, entre professores e seus familiares. A escolha da cidade de Ibirá para instalação da unidade da Apeoesp tem relação direta com a famosa qualidade da água, por seu potencial relaxante, curativo e antioxidante.
A Colônia Termas de Ibirá do CPP foi am-pliada depois de uma reforma no empreendimento. O número de apartamentos subiu de 12 para 38, a piscina recebeu novo formato e os ambientes foram renovados. A estrutura oferece, agora, mais acessibilidade e conforto para os associados, com pensão completa.
Segundo o professor José Maria Cancelliero, presidente da entidade, é importante investir em espaços para qualidade de vida. “A cidade é conhecida por suas fontes de águas medicinais que ficam cerca de sete quilômetros do centro.

O Parque de águas termais conta com lagos serenos, uma ilhota e a minipenínsula, que servem de habitat para gansos nativos. Também abriga o Balneário Evaristo Mendes de Seixas, bastante procurado por pessoas interessadas nas propriedades da água, utilizada para o controle de diabetes e também para tratamentos gástricos, a cerca de um quilômetro de distância do CPP”, completa Cancelliero.
Toda essa atmosfera de encantamento também levou a Apamagis a investir no local, com um turista mais exigente, formador de opinião. A localização da cidade de Termas de Ibirá é privilegiada, próxima de cidades importantes do interior como Catanduva e São José do Rio Preto.
O novo investimento da Afpesp na cidade deve atrair mais turistas, com estimativa de 37.000 pessoas por ano, beneficiando a economia de toda a região. Na entrega das chaves do Hotel Fazenda à AFPESP, o presidente destacou que a nova Unidade vai permitir o crescimento turístico, incluindo a novidade da modalidade de Day Use. "A cidade de Ibirá tem um potencial turístico privilegiado. Nós, das Associações, trazemos os turistas que adoram o local e sempre querem voltar".



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/07/25/servidores-publicos-ampliam-turismo-de-ibira/