Saúde de Urupês implanta programa para atendimento médico domiciliar gratuito

Equipe composta por psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista  atenderá demanda dos bairros Boa Vista e vizinhos na atenção básica.

A Prefeitura de Urupês acaba de implantar o primeiro Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF): uma equipe de profissionais composta por psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista, que vai atuar nos bairros atendidos pelo Estratégia de Saúde da Família (ESF) - bairros Boa Vista e vizinhos.
O NASF age de maneira integrada com as Equipes de Saúde da Família e desenvolve atividades como visitas domiciliares ao paciente acamado, atendimento agendado na unidade do ESF, individual ou em grupos, e parcerias com outros setores como Assistência Social e Educação. São R$ 96 mil anuais para o custeio do serviço, provenientes do Ministério da Saúde.
A implantação da equipe visa atender a atenção básica dos bairros da região, ou seja, orientar sobre a prevenção de doenças, solu-cionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais do NASF passaram por um período de capacitação e começaram a atuar ontem, segunda-feira (3).
Nos últimos meses, a saúde pública de Urupês tem ganhado diversas melhorias. O ESF do Bairro Boa Vista, por exemplo, promoveu a adequação do prédio com reformas, novos equipamentos, equipes de Agentes Comunitários de Saúde e a recém-chegada equipe do NASF, o que tem gerado uma avaliação positiva dos usuários atendidos na unidade e mostra a valorização dos bairros da região no tocante à saúde pública. "É muito bom ver como a saúde de nosso município vai ganhando mais qualidade para atender à população. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas, dia após dia, vamos cumprindo nossos compromissos com às pessoas, definidos em nosso Plano de Governo", disse o prefeito Bica.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/08/31/saude-de-urupes-implanta-programa-para-atendimento-medico-domiciliar-gratuito/