Síndrome do Pensamento Acelerado

MONIQUE GISELE GASQUI | CRP 108849/06| Pós graduada em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo Comportamental | Pós graduada em Psicologia da Saúde/Hospitalar

Você já ouviu falar desta Síndrome? Sim? Não? Vou explicar. São pessoas que estão sempre pensando no próximo passo, sem focar e aperfeiçoar o momento presente. São sintomas desta síndrome, a ansiedade, inquietação, dificuldade de manter o foco, ter pequenos lapsos de memória de forma frequente, irritabilidade fácil, inquietação, intolerância ao ser contrariado, mudança de humor repentina, insatisfação constante, sensação de cansaço contínuo inclusive ao despertar, dores específicas como de cabeça e nas costas e dificuldade para dormir.
É comum em clínica, os clientes reclamarem que tem a sensação de que as 24 horas do dia não são suficientes para fazer tudo o que desejam. Ela tem se tornado cada vez mais comum porque a quantidade de estímulos e informações disponível nos jornais, revistas, televisão, redes sociais e nos smarthphones são muito grandes, e bombardeiam o cérebro de informações a todo instante e como consequência é ter uma grande quantidade de informação na mente, o pensamento tem se tornado cada vez mais acelerado e sendo mais difícil gerir as emoções asso-ciadas a cada situação.
A Síndrome do Pensamento Acelerado para quem não sabe foi identificada por Augusto Cury, onde a mente fica repleta de pensamentos, que são geralmente interessantes, cultos e positivos, mas o problema é a quantidade e a velocidade com que acontecem dentro do cérebro, aumentando assim, a ansiedade e desgastando a saúde física e mental. Geralmente ocorre em pessoas que precisam se manter constantemente atentas, produtivas e sob pressão, como executivos, profissionais de saúde, escritores, professores, estudantes e jornalistas. Até mesmo em crianças é comum.É preciso procurar um profissional para avaliação, porque pessoas com este tipo de Síndrome tem dificuldade em se colocar no lugar do outro e não aceitam sugestões, impondo suas ideias de forma constante, além de ter dificuldade de refletir antes de agir. Não sabem lidar com as perdas e reconhecer seus erros.
O tratamento é feito com a adaptação dos hábitos de vida, devendo-se procurar incluir várias pausas durante o dia, fazer atividade física frequente ou incluir pequenos momentos para ouvir musica ou ler um livro sem estar pensando em outras atividades. Ainda, evitar as longas jornadas de trabalho e tirar férias por curtos períodos de forma mais frequente.
Um exemplo prática é tentar se perguntar qual é a sua prioridade hoje, ou essa semana, no mínimo você vai subdividir em prioridade profissional, social e familiar e ainda assim não vai conseguir escolher uma única prioridade, porque esse senso se perde em quem tem a síndrome do pensamento acelerado.
A diminuição dela se dá em ter prioridades reais e focar nelas, diminuir a quantidade de estímulos externos ao realizar a atividade eleita como prioridade; silenciar sua mente, isso se consegue através de atividades como meditação, Yoga e realização de exercícios físicos, e isto deve virar rotina. Ainda:
1) Evite o excesso de informações: no passado o número de informações dobrava-se a cada dois séculos, atualmente, a cada cinco anos;
2) Critique os estímulos visuais e sonoros: a mídia reforça a propagando sugerindo uma falsa necessidade de bens ou estímulos para viver, o que gera insatisfação e transtornos psíquicos;
3) Não se torne escravo da tecnologia: a internet trouxe grandes ganhos, mas contatos superficiais;
4) Diminua o ritmo: quem quer fazer tudo ao mesmo tempo acaba inevitavelmente não concretizando nada;
5) Cuidado com a competição predatória: a paranóia pelo sucesso a qualquer custo e a compulsão de ser o número um está destruindo as relações e transformando as pessoas em escravas do sucesso.
Respire, pense, foque e mate um leão de cada vez, você se sentirá mais produtivo e assertivo.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/09/14/sindrome-do-pensamento-acelerado/