Educação Física Escolar no Fundamental

DIEGO ISIQUE CARVALHO | CREF 083300-G/SP | Formado em Educação Física | Licenciatura e Bacharel Especialista em Educação Física Escolar, Fisiologia do Exercício, Treinamento Desportivo e Musculação | Personal Trainer

Salve! Salve! Educação Física Escolar é componente curricular o-brigatório na educação básica e essencial para o desenvolvimento em todas as etapas da mesma (educação infantil, fundamental e médio).
Faremos aqui uma série sobre a educação física em cada uma das etapas da educação básica.
Educação Física no Ensino Fundamental 1.
Esta etapa escolar é a maior na educação básica, dividida em fundamental 1(do 1°ao 5º ano) e fundamental 2 (do 6º ano até o 9º ano). Por ser algo mais extenso dividiremos em duas matérias.
Na primeira parte do ensino fundamental, encontramos as crianças em processo de alfabetização que vai até o terceiro ano, e estão em transição da fase pré-operatório (2 a 7 anos) e entrando no operatório concreto (7 a 12 anos).
As crianças nesta fase são muito propensas a realizar as brincadeiras, estão sempre ativas, por isso é fácil de estimular as atividades físicas lúdicas (brincadeiras divertidas). Fase da criança onde se escuta muitos porquês, onde se ouve os pais dizerem: "essa criança nunca para" e também vemos que as brincadeiras de caráter imaginativo ganham grande espaço.
Pois bem a educação física escolar aqui, encontra grande oportunidade do desenvolvimento integral no aluno, afinal o mesmo se encontra disposto a prática, e se orientado de forma correta, causa imenso prazer em aprender.
O professor age como um mediador do conhecimento, orienta as atividades atingindo o conceitual (Entender o conceito teórico da atividade) o procedimental (saber fazer) e o atitudinal (discutir as atitudes que podemos aprender na aula). Como por exemplo: o professor se reúne com os alunos e explica os conceitos envolvidos na brincadeira, orienta e media a mesma e ao final da aula discute com os alunos o que foi aprendido e o que é importante.
Educação Física escolar vai muito além de elaborar brincadeiras, o professor se encontra em uma posição especial do conhecimento, onde tem a capacidade do olhar diferente sobre a criança, a aula estimula o aprendizado do respeito as regras, elaboração de estratégias, do raciocínio, desenvolvimento corporal, práticas saudáveis, cooperação e sensibilidade de se colocar no lugar do outro, além do sentimento do afeto.
O corpo da criança é o meio de interação com o mundo e o professor especialista em educação física é fundamental e insubstituível dentro do ambiente escolar. Grande abraço a todos, e até a próxima.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/09/14/educacao-fisica-escolar-no-fundamental/