PIF felina

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640 | Médico Veterinário

PIF é a denominação de uma patologia que infelizmente vem se tornando corriqueira nos dias a-tuais.
Peritonite Infecciosa Felina, ou seja, uma enfermidade que causa a infecção do peritôneo de felinos.
Peritôneo é a camada muscular que reveste internamente todo tronco e abdômen dos animais, portanto, está em contato íntimo com quase todos os órgãos internos dos mesmos, contaminando-os no caso da peritonite.
De origem viral, sem a possibilidade de vacina preventiva, muito comum em ambientes que contenha muitos gatos, e por sua vez, não tenha uma boa condição de higiene, é comumente letal.
Ela é classificada em dois tipos: úmida e seca.
No caso da úmida, o animal adquire o vírus, se instala um quadro infeccioso, ao qual apresenta alguns desses sintomas:  febre, anorexia, emagrecimento, queda de pelo, pelos secos e erediços, perda de massa muscular e aumento considerável do abdômen (ascite).
Na seca, os sintomas se asse-melham quase que totalmente, com exceção do abdômen, que se torna cada vez mais diminuto e vai levando o animal à um processo de caquexia e acaba por culminar com o óbito.
Infelizmente tal doença ainda é pouco diagnosticada nos consultórios e clínicas veterinárias, talvez pela deficiência dos exames específicos que até pouco tempo ocorria. Felizmente hoje temos ferramentas para fazer um diagnóstico precoce e preciso.
A melhor maneira de prevenção ainda é a manutenção de um ambiente limpo e higienizado, evitar superpopulação de animais, além de alimentação, vacinas e vermífugos de boa qualidade e em intervalos corretos.
Para maiores informações, agende uma consulta!



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/09/14/pif-felina/