Com projeto “Ecóleoibira” Meio Ambiente já coletou mais de 1.600 litros de óleo usados

A Prefeitura Municipal de Ibirá, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com apoio da Câmara de Vereadores de Ibirá, fez parceria com a empresa J.R. BADY - RECICLAGEM E COMERCIO DE ÓLEOS VEGETAIS LTDA.
Esta ação teve início no dia 11 de julho, com o objetivo de coletar o óleo de cozinha usado no município de Ibirá, recebendo em eco pontos denominados como projeto "Ecóleoibira".
Os pontos estão localizados nas escolas municipais e estadual, como também em comerciantes locais e na Secretaria Municipal do Meio Ambiente localizado na Casa da Agricultura.
A cada 4 litros de óleo de cozinha usado recebem 1 litro de óleo de cozinha novo, desde então, foi coletado mais de 1.600 litros de óleo de cozinha usado e destinado de maneira correta, evitando que estes vão para os esgotos.
É de extrema importância reciclar o óleo de cozinha usado, pois a capacidade poluente da substância é muito alta, apenas um litro de óleo é capaz de poluir cerca de um milhão de litros de água, ou seja, o equivalente à quantidade média consumida por uma pessoa durante 14 anos.
A poluição causada óleo na água prejudica a oxigenação, matando plantas e peixes na região ou deixando-os doentes; se o óleo for despejado diretamente no esgoto, ele encarece o tratamento deste em cerca de 45%. Além de todos esses problemas, ele ainda causa mau cheiro e pode provocar entupimento, ajudando a causar refluxos e alagamentos, sendo assim para evitar todos esses problemas é só adotar uma postura mais consciente, evitando usar óleo desnecessariamente e coletando o mesmo para a reciclagem.
O ideal é colocá-lo em uma garrafa de plástico transparente, e entregar em algum ponto de ecóleoibirá.
"Mais uma ação da administração pensando no meio ambiente e seus efeitos. Pedimos a colaboração de todo a população para mais um importante projeto como este", ressalta o Prefeito Edvard Colombo.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/09/20/com-projeto-ecoleoibira-meio-ambiente-ja-coletou-mais-de-1-600-litros-de-oleo-usados/