Colágeno, envelhecimento e nutrição

JÉSSIKA CARVALHO | CRN 3-28292 | Nutricionista | Mestra em Ciência dos Alimentos | Pós graduada em Nutrição Clínica e Hospitalar

A partir dos 30 anos de idade o corpo passa a perder 1% da proteína ao ano, levando a redução de massa muscular, massa óssea, articulações e na elasticidade.O termo "colágeno" deriva das palavras gregas Kolla (cola) e Genno (produção) e é atualmente utilizado para denominar uma família de pelo menos 27 isoformas de proteínas.
Dentre os diversos tipos de colágenos já identificados, os Tipos I e III se encontram em maiores proporções. O Colágeno Tipo I, geralmente é encontrado nos tendões, derme da pele, nos ossos e até mesmo na córnea. O Colágeno Tipo II é encontrado em locais que resiste a grandes pressões, cartilagem elástica e hialina, discos intervertebrais e nos olhos. O Colágeno Tipo III é encontrado na artéria aorta do coração, nos pulmões, nos músculos dos intestinos, fígado, no útero e constitui as fibras reticulares.
O colágeno tem diversas funções, como manter as células dos tecidos unidas e fortalecê-las, cicatrização e/ou regeneração em caso de corte ou cirurgia, auxilia na hidratação do corpo e está ligado ao processo do envelhecimento humano.
Suplementos Orais
É preciso ter uma alimentação adequada , caso contrário, a falta de aminoácidos, vitaminas, minerais e antioxidantes, afetam a produção do mesmo ainda na juventude. Entretanto, comer colágeno não se traduz em mais colágeno na pele. Após o consumo a proteína irá para onde houver necessidade no seu corpo e não para onde você deseja. Ou seja, sem alimentação balanceada, suplementos de colágenos não tem função.

O que funciona de fato?
– Mantenha seus níveis hormonais equilibrados e otimizados
– Mantenha-se hidratado, beba muita água de boa qualidade.
– Tratamentos como a injeção periódica de PRP (plasma rico em plaquetas e fatores de crescimento), peelings químicos e a laser, além de o uso crônico de aparelhos de alta frequência, em ordem de importância, são aqueles que também podem ajudar no estímulo à produção de colágeno.
– Uso de probióticos e prebióticos manipulados
– Tenha uma alimentação rica em antioxidantes e inclua termogênicos
– Evitar toxinas como tabaco, álcool, refrigerantes, carboidratos de má qualidade, gorduras trans, açúcares e adoçantes como aspartame e sucralose, poluição e estresse. Difícil? Então vá com calma.
Com a manipulação individual, conforme a sua necessidade, de antioxidantes, minerais, proteínas, vitaminas e hormônios bioidênticos você conseguirá a melhor produção de colágeno dentro de seus limites fisiológicos. Procure um nutricionista para saber quais as melhores opções para o seu caso.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/10/04/colageno-envelhecimento-e-nutricao/