Nutrição em pets

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640 | Médico Veterinário

 

Os animais de estimação vem cada dia mais sendo criados dentro dos ambientes domésticos, a chamada humanização deles, juntamente com essa proximidade, vem muita coisa boa e outras nem tanto. O carinho, o afeto, a intimidade a identificação animal/proprietário, e também alguns pontos fracos, algumas doenças.
O lado bom de tudo isso é que a indústria veterinária acompanha de perto toda essa mudança e evolução, desenvolvendo a cada dia novos medicamentos, vacinas, e alimentos que atendam à todas necessidades de nossos amigos de patas e pelos.
Pelos lados da nutrição não é diferente, rações secas e úmidas para as mais variadas especificações, desde uma alimentação básica, com toda suplementação de vitaminas, aminoácidos e sais minerais de excelente qualidade, quanto para pacientes: diabéticos, cardiopatas, hepatopatas, renais, cães com Alzheimer, etc.
Infelizmente, por vezes, os próprios donos acabam por “estragar” todo esse estudo e evolução, adicionando as rações “petiscos”, sobras de alimentos humanos, etc.
Na grande maioria das vezes, esses alimentos, trazem desde um simples desequilíbrio nutricional, quanto doenças de pele, doenças hormonais, doenças renais, diabetes, hepatites etc.
O número de animais com essas doenças, originadas por excesso alimentar ou por alimentação inadequada cresce de forma alarmante na rotina das clínicas.
Tais enfermidades costumeiramente se tornam crônicas, ou seja, os animais terão que receber cuidados pelo resto da vida, com medicamentos e cuidados intensos que em muitos casos serão bastante onerosos, e sem perspectiva de melhoras consideráveis.
Assim como nos humanos a alimentação regrada e equilibrada são o trunfo para uma vida de qualidade e com longevidade.
Procure sempre um Médico Veterinário de sua confiança e esclareça com ele suas dúvidas.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/10/04/nutricao-em-pets/