Educação Física Escolar no Ensino Fundamental 2

DIEGO ISIQUE CARVALHO | CREF 083300-G/SP | Formado em Educação Física | Licenciatura e Bacharel Especialista em Educação Física Escolar, Fisiologia do Exercício, Treinamento Desportivo e Musculação | Personal Trainer

 

Salve! Salve! nesta segunda etapa do ensino fundamental, encontramos grandes mudanças para os alunos. A primeira delas é a mudança de um professor polivalente (que os acompanha o ano todo e ministra várias matérias), para vários professores, que tem uma especialidade própria e isso permite o aprofundamento em cada disciplina, além de uma rede muito mais complexa de ensino, que o acompanhará para o resto de sua vida como estudante. É comum que cada um se identifique mais com um professor ou com uma disciplina específica, isso mostra que estão amadurecendo, fazendo suas próprias escolhas e descobrindo seu corpo, sua forma de cognição e suas respostas ao que o mundo oferece, além de reflexão de como se situa no mundo e como interagir com o mesmo.
A segunda mudança é o espaço físico que geralmente é maior e com mais recursos, além de estimular a autonomia do aluno, deste modo possibilitando maior liberdade e preparação para o mundo fora da escola.
Os alunos recém-chegados encontram espaço novo, assim como novas regras e possibilidades. É comum que a escola organize no primeiro dia um passeio pela escola e seus recursos que poderão ser utilizados pelos alunos. Em sua maioria isso representa um momento divertido e motivador ao estudo, mas devemos ficar atentos, pois alguns podem se assustar com a mudança e provocar rejeição ao ambiente escolar, neste caso á conversa entre professores, alunos e pais e/ou responsáveis, fará toda a diferença.
E a terceira grande mudança está ligada ao próprio aluno e que marca diversas transformações na vida, na construção do seu caráter e de sua identidade cultural.
Nossos alunos estão deixando de ser crianças e entrando na pré-adolescência e posteriormente na adolescência. A idade de cada etapa é relativa, pois cada um se desenvolve biologicamente de uma forma, mas podemos notar que a grande virada é a puberdade.
Como sempre digo aqui nosso corpo é o nosso bem mais precioso e na educação ele é necessário, participante e conclusivo. Pois bem se o corpo de nossos jovens passam por várias mudanças físicas, que acarretam por consequência a sua visão de ver o mundo de interação e criação do seu próprio. Toda a forma de ensinar pelo corpo docente da escola também muda, e aqui mais uma vez podemos observar como a educação física é essencial. Pois trata diretamente do aluno como um todo, as aulas são realizadas pensando nas suas possibilidades de cultura corporal, na sua visão de assimilação de conhecimento e na transformação de atitudes. Marca registrada da educação física nesta etapa é o aparecimento de apostilas e intensificação do conceito teórico, aliado a uma prática significativa.
Escola que não dá a devida importância a educação física escolar, tira direito do aluno de uma boa educação e compromete toda a estrutura de ensino, desde as atitudes até a aprendizagem de conteúdos, ditos como fundamentais.
Grande abraço a todos, e até a próxima.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/10/04/educacao-fisica-escolar-no-ensino-fundamental-2/