Educação Física Escolar no Ensino Médio

DIEGO ISIQUE CARVALHO | CREF 083300-G/SP | Formado em Educação Física | Licenciatura e Bacharel Especialista em Educação Física Escolar, Fisiologia do Exercício, Treinamento Desportivo e Musculação | Personal Trainer

Salve! Salve! Nesta última fase da educação básica, encontramos aspectos antagônicos e decisivos para a vida adulta do aluno.
É aqui no ensino médio que o aluno formará sua personalidade para a vida toda, e a educação física escolar é uma forte ferramenta na formação integral do indivíduo.

Um fator decisivo na vida do estudante é o fato de estar no auge de sua adolescência. Fase acentuada pela busca da independência e reconhecimento do grupo onde está, marca também a filosofia de vida implícita nas discussões sobre ideias ou de como funciona o mundo. Se expressam com o corpo, a roupa por exemplo é uma exposição de seus ideais e crenças, o modo de andar ou as atividades físicas que escolhe realizar.
Curiosos e dispostos a aprender aquilo que lhes interessa ou acreditam ser importante. Aqui não tem regra, a personalidade é única e demonstra claramente que apesar de sermos todos iguais, cada um é seu próprio universo.
A educação física no Ensino Médio, é de extrema importância e de caráter único no ambiente escolar, disciplina que se destaca com muita diferença das demais. O conceito teórico aqui aprendido é totalmente relacionado a vida dos alunos e de seu futuro, sendo assim se torna contextualizada e ressignificada em todas as aulas. Na parte conceitual aprendemos sobre saúde, educação, cultura, formas de posicionamento diante da sociedade, além de todo aspecto cognitivo (como por exemplo: estratégia raciocínio, localização espaço-tempo, etc.) Na parte procedimental, aprende-se sobre as possibilidades corporais que tem a sua disposição, além do amplo aspecto que é a cultura corporal de movimento, e como se localiza em relação ao mundo e seu corpo. Lembrando que os alunos se encontram na adolescência então "o corpo" é uma discussão e práticas diárias que os acompanharam para o resto da vida. A parte atitudinal é grande diferença também na educação física escolar, pois todas as aulas este conceito é trabalhado na prática e na teoria. Identificamos facilmente na aulas os valores sendo trabalhados, como por exemplo: seguir as regras, trabalho em grupo, saber ganhar, saber perder, agir com energia, manter a calma diante das dificuldades, pensar em grupo e elaborar estratégias onde todos tenham função inteligente, respeitar fila, respeito a autoridade e aos colegas-adversários, agir de formar correta com pessoas que pensam e agem de forma diferente, criar laços e vínculos de amizade e respeito.
Pensando no que queremos para nosso futuro e de nossas próximas gerações, fica evidente que devemos valorizar e ampliar a educação física nas escolas.
"O conhecimento só tem valor, se for compartilhado" (César Nunes)
Grande abraço a todos, e até a próxima.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/10/18/educacao-fisica-escolar-no-ensino-medio/