Alimentos Funcionais na prevenção do Câncer de Mama

JÉSSIKA CARVALHO | CRN 3-28292 | Nutricionista | Mestra em Ciência dos Alimentos | Pós graduada em Nutrição Clínica e Hospitalar

O câncer de mama é uma das principais causas de morbi-mortalidade em todo o mundo e, no Brasil apresenta-se como a neoplasia maligna mais incidente entre mulheres, assim como a principal causa de morte por câncer.
As pesquisas realizadas mostram que entre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, destacam-se os aspectos ambientais, nos quais os fatores dietéticos são potencialmente importantes. Estes fatores dietéticos representam cerca de 30% das causas de câncer, sendo somente superado pelo tabaco, como fator de risco prevenível.
A dieta rica em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer, bebidas açucaradas, gorduras e sódio, pode contribuir para a carcinogênese mamária, portanto, a progressão e controle desta doença parecem estar relacionados a hábitos alimentares.
Os componentes alimentares quimiopreventivos são também chamados de alimentos funcionais e podem ser considerados como mais um instrumento na prevenção e controle da doença.

Alimentos Funcionais
O conceito de alimentos funcionais é amplo, e defende a suposição de que a dieta pode controlar e modular as variadas funções orgânicas, contribuindo para a manutenção da saúde e reduzindo o risco de doenças.
Os principais alimentos funcionais são: as fibras, os ácidos graxos poliinsaturados ômega 3, os fitoquímicos, os peptídeos ativos (arginina e glutamina), os prebióticos e os probióticos.
Uma dieta rica em alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas irá atuar na prevenção da neoplasia mamária, minimizando o impacto do acometimento por esta doença, em decorrência de muitos compostos fitoquímicos, nutrientes ou não-nu-trientes, que são excelentes agentes quimiopreventivos.
Por fim, o equilíbrio alimentar pode trazer benefícios que vão muito além do peso corporal, trazendo mais saúde e qualidade de vida.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/10/18/alimentos-funcionais-na-prevencao-do-cancer-de-mama/