Escabiose canina e felina

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640 | Médico Veterinário

Escabiose é o tipo mais comum das sarnas de cães e gatos, causada por um ectoparasita, o ácaro sarcoptes scabiei.
Acomete principalmente animais de rua, ou que tenham livre acesso a ela. Doença transmissível por contato direto e ou por contato indireto (roupas, panos, cobertas, caminhas, etc) de muita importância, pois, pode acometer os seres humanos, tanto crianças quanto adultos, as vias de transmissão são as mesmas.
Os sinais clínicos também se assemelham muito nos animais e nos seres humanos: prurido (coceira) intenso, eritrema (vermelhidão), feridas, úlceras, piodermite bacteriana secundária, etc.
Nos cães os sinais iniciam-se nas laterais das patas traseiras evoluindo para parte interna das coxas, abdômen, podendo estender-se pelo corpo todo.
Nos felinos os sinais comumente iniciam-se pelos olhos, pálpebras superiores estendendo-se até as orelhas evoluindo para extremidades das patas, face e restante do corpo.
O diagnóstico é realizado com base em uma criteriosa anamnese e no exame de raspado de pele, no qual investigamos a presença do parasita.
O prognóstico costuma ser muito bom à excelente, dependendo da precocidade do diagnóstico e início do tratamento adequado.
A higienização do ambiente, assim como de todos os itens pertencentes ao animal é de grande importância para o sucesso do tratamento.
O tratamento em seres humanos, quando acometidos, é de competência do médico dermatologista



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/10/18/escabiose-canina-e-felina/