Aprenda a controlar a sua frustração

MONIQUE GISELE GASQUI | CRP 108849/06 | Pós graduada em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo Comportamental | Pós graduada em Psicologia da Saúde/Hospitalar

A frustração é nada mais, nada menos, que um sentimento que acontece quase sempre em acontecimentos em que um indivíduo é interrompido de atingir uma resposta tão almejada. Frequentemente, quando alcançamos um dos nossos objetivos, sentimo-nos muito felizes e sempre que somos interrompidos de atingir eles, vem à frustração, e sentimos irritados, aborrecidos e zangados, e quanto maior o grau da meta a ser atingida, maior é a frustração, assim como os sentimentos negativos que vêm acompanhados.
Na verdade, a vida é cheia de frustrações, desde as pequenas irritações até os grandes fracassos e perdas. Todos um dia teremos esse sentimento dentro de nós, só que ela é uma das maiores causas do sofrimento e prejuízo de nossas vidas.
A frustração é só ruim? NÃO! Ela pode ser um indicador útil dos problemas na vida de uma pessoa e pode ser um agente importante para mudar aquilo que nos faz sofrer, mas quando resulta em raiva, irritabilidade, estresses, ressentimento, depressão recorrente, ao ponto de desistir da vida, ela pode ser destrutiva.

A frustração para o lado negativo inclui: raiva, desistência, perda de autoestima e autoconfiança, estresse, depressão e o abuso de drogas e álcool, por exemplo. Como você lida então com ela?
1) Não é possível se livrar da frustração, porque ela é parte inerente da vida, como disse logo no início do texto. O caminho correto é aprender a lidar e administrar ela a fim de evitar respostas prejudiciais a esse sentimento.
2) Aprender a lidar com as expectativas. É necessário distinguir o que você espera que aconteça, o que provavelmente acontecerá e o que realmente aconteceu. A vida inevitavelmente tem seus momentos de relaxamento e de tensão e quando você aprende a aceitar verdadeiramente essa realidade, você chega um passo mais perto de ser capaz de lidar com a frustração de uma maneira saudável.
3) Você precisa ser capaz de avaliar com precisão suas habilidades para alterar situações que o impedem de resolver seus problemas e alcançar seus objetivos.
4) Aprender a apreciar as situações que acontecem também ajudará você a ser mais feliz, que por sua vez, o ajudará a superar mais facilmente a raiva e a frustração, resolvê-los com mais louvor e ter mais qualidade de vida.
Cada pessoa precisa aprender a controlar a frustração, para que a própria frustração não controle você!
Então, a maneira de lidar de formar negativa vem da infância, por isso as pessoas precisam da ajuda de um psicólogo para mudar esse padrão, porque por mais que saibam o que está errado e o que é preciso fazer, sozinho não conseguem mudar esse ciclo, pois um psicólogo possui muitas ferramentas e recursos de gerenciamento de frustração.

"Não deixe as frustrações dominar você, domine-as. Faça dos erros uma oportunidade para crescer. Na vida, erra quem não sabe lidar com seus fracassos."
Augusto Cury

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/11/01/aprenda-a-controlar-a-sua-frustracao/