Gordura no fígado

JÉSSIKA CARVALHO | CRN 3-28292 | Nutricionista | Mestra em Ciência dos Alimentos | Pós graduada em Nutrição Clínica e Hospitalar

Também conhecida por doença hepática gordurosa, gordura no fígado ou fígado gorduroso, a esteatose hepática é uma condição cada dia mais comum devido ao aumento da obesidade e que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado, uma glândula situada do lado direito do abdômen por onde circula grande quantidade de sangue. A esteatose hepática atinge homens, mulheres e pode manifestar-se também na infância.
O fígado saudável exerce mais de 500 funções fundamentais para o organismo como o auxilio na digestão das gorduras através da secreção da bile, até o armazenamento de algumas vitaminas e minerais. É ele o único e verdadeiro responsável pelo "detox" do nosso organismo, pois processa os medicamentos e o álcool que ingerimos, além de destruir células do sangue já desgastadas, hormônios e bactérias que precisam ser eliminados do corpo.
Outra função importante é determinar se os carboidratos, proteínas e gorduras ingeridos serão usados para gerar energia, para produzir outras estruturas importantes ou se serão armazenados. Quando o consumo desses nutrientes é maior do que a necessidade, há um risco de aumento desse armazenamento em forma de gordura, o que também pode gerar aumento do peso corporal.
O consumo exagerado de açúcar proveniente de doces, refrigerantes, iogurtes industrializados, sucos de caixinha e outros produtos ultraprocessados, tem relação com esse "boom" populacional de gordura no fígado.
O tratamento geralmente é realizado com alterações nos hábitos de vida: alimentação, atividade física, diminuição ou eliminação (dependendo do caso) do consumo de álcool. O intuito dessas modificações é controlar o risco de diabetes, a hipertensão e o colesterol alto, além da redução do peso. Tudo isso impacta diretamente no nível de gordura no fígado.
Sendo assim, a idéia é melhorar os hábitos, e não restringir.
– Coma melhor, e não menos. Para isso, priorize alimentos in natura ou minimamente processados no seu dia a dia. Coma comida de verdade! Por exemplo, o nosso querido arroz, feijão, bife e salada, é uma boa combinação para o nosso corpo.
– Esteja atento às medidas da circunferência abdominal, que não devem ultrapassar 88 cm nas mulheres e 102 cm nos homens;
– Procure manter o peso dentro dos padrões ideais para sua altura e idade, mas cuidado, dietas restritivas que provocam emagrecimento muito rápido podem piorar o quadro.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/11/01/gordura-no-figado/