Úlcera corneana

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640 | Médico Veterinário

Úlcera de córnea em cães e gatos, tem se tornado rotina nas clínicas veterinárias do País e do mundo.
A causa pode ter diversas origens: traumas, ressecamento, altas temperaturas, stress, etc. Algumas raças se mostram mais predispostas que outras, no caso dos caninos os animais braquicefálicos (de focinho achatado) Boxer, Shihtzu, Lhasa apso, estão entre os mais acometidos.
Nos felinos também os braquicefálicos despontam na liderança classificatória: Persas, Burmês, Exótico, Himalaio, etc.
As úlceras tem algumas classificações quanto à sua extensão e também à sua profundidade. Muito importante é o diagnóstico preciso e precoce, para uma efetividade no tratamento. Por algumas vezes talvez seja necessário um tratamento preventivo de recidivas pelo resto de tempo de vida do animal.
Causas como a KCS (cerato conjuntivite seca) é um exemplo clássico de úlceras de córnea em pets e que necessita de tratamento preventivo por longos períodos com o uso de colírios e pomadas.
O acompanhamento clínico durante todo o tratamento é de suma importância para a evolução do quadro, pois, talvez necessite de mudanças de protocolos durante o mesmo.
O comprometimento de proprietário é tão importante quanto o tratamento em si, pois, dispende de bastante tempo e dedicação para sucesso do caso.
O diagnóstico é baseado nos si-nais clínicos: vermelhidão, inchaço, dificuldade em manter os olhos abertos, aumento de secreção (lacrimejamento, pús…) dor, e em exames específicos: teste de schirmer, teste de fluoresceína por exemplos.
Tratamento é direcionado de acordo com a extensão e profundidade da lesão, variando desde o uso de colar elisabetano e colírios, até procedimentos cirúrgicos. Fiquem atentos à alterações quanto à visão de seus pets, ao menor sinal de alteração, não exite e contate seu veterinário, afinal os olhos são muito importantes e também muito sensíveis e dolorosos.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/11/01/ulcera-corneana/