Le Parkour

DIEGO ISIQUE CARVALHO | CREF 083300-G/SP | Formado em Educação Física | Licenciatura e Bacharel Especialista em Educação Física Escolar, Fisiologia do Exercício, Treinamento Desportivo e Musculação | Personal Trainer

Salve! Salve! Você pode até nunca ter ouvido falar sobre o Le Parkour, mas com certeza já viu seus praticantes nas telas do cinema, em parques, ou de alguma forma utilizou alguns princípios em suas brincadeiras de infância.
Le Parkour, em sua tradução do francês significa "o percurso", criada por David Belle (nascido em 1973). Oriundo de uma família de atletas, Belle praticava desde criança três modalidades: a ginástica olímpica, escalada e artes marciais. Seu pai era militar e o inspirou na criação do Parkour, através do "percurso do combatente", prática esta que consiste em um caminho com obstáculos, onde os soldados devem ser capazes de completar em curto tempo.
Belle adaptou esse percurso as ruas e simulava situações que poderiam acontecer no dia-a-dia, junto com um grupo de amigos nomeou todos os movimentos e em 1997 criaram a primeira associação chamada de Yamakasi (termo de origem africana, significando corpo forte, espírito forte).
Esta prática consiste em chegar de um ponto ao outro no menor tempo possível e com máxima eficiência. Para o mesmo são utilizados movimentos naturais do corpo, como saltos rolamentos, corridas, pegadas e etc. É necessário que seus atletas tenham espírito de cooperação para superação de obstáculos de caráter físico, cognitivo e emocional além da luta contra o próprio medo.
Algumas emoções são evidentes no Parkour, visto que o medo, ansiedade, insegurança, coragem, autoconfiança, autoestima, além dos sentimentos de superação e amizade, são parte do cotidiano desses atletas, por este e outros motivos o tracer (praticante do parkour) aprende a olhar os obstáculos da vida de outra forma e com determinação para superá-los. A filosofia baseia-se na mensagem de que se trata da união e aceitação de ambos os sexos de todas as raças, além do fato de que qualquer um pode ser um tracer. As características desenvolvidas por eles são: persistência, paciência, o controle das emoções, coordenação motora, força, resistência, equilíbrio e o tempo de reação. A tarefa a realizar, o ambiente e a etapa psicológica na qual o indivíduo se encontra são fatores importantes e presentes para a realização plena do movimento seguido do sucesso.
Um dos alicerces do Parkour está nas frases: "Ser forte para ser útil" e "ser e durar", ambas disseminadas por David Balle.
Quando pesquisamos no google vídeos, a palavra parkour, teremos cerca de 14.700.000 resultados, número esse que prova o quanto o mundo vem se voltando para a realização do mesmo. Também podemos sempre ver o próprio David Belle no filme B13, onde demonstra toda sua perícia e impressiona a qualquer um.
Grande abraço a todos, e até a próxima.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/11/01/le-parkour/