Pré Diabetes: você sabe o que significa?

JÉSSIKA CARVALHO | CRN 3-28292  |  Nutricionista | Mestra em Ciência dos Alimentos | Pós graduada em Nutrição Clínica e Hospitalar

Antes que uma pessoa manifeste DIABETES TIPO 2, ela apresenta um quadro conhecido como pré-diabetes, caracterizado por níveis de glicose no sangue maiores que os normais, mas não suficientemente altos para o diagnóstico de diabetes.
De acordo com a Associação Americana de Diabetes, o diagnóstico de pré-diabetes se estabelece por meio de dosagens de glicose no sangue, com o teste de glicose em jejum, ou o teste de tolerância à glicose, verificado duas horas após uma sobrecarga oral de 75 gramas de glicose anidra em 300 ml de água ingerida em menos de cinco minutos e através da hemoglobina glicosilada (HbA1c).
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e liberado após as refeições, tendo como função "levar a glicose para dentro das nossas células". Quando estamos com resistência a ação da insulina ela não consegue fazer esta função, então sobra glicose na corrente sanguínea e começam a surgir os efeitos como acumulo de gordura (principalmente na região abdominal), ganho de peso e aumentos dos níveis de glicose.
O que leva ao Pré Diabetes
Todos os hábitos que levam ao aumento da glicose e a resistência da ação da insulina como:
– Sedentarismo
– Excesso de peso corporal
– Estresse e insônia aumentam cortisol (hormônio) e este aumenta a glicemia
– Tabagismo
Como prevenir
– Pratica de atividade física (aumenta a sensibilidade à insulina e melhora a captação de glicose)
– Reeducação alimentar com redução do consumo de alimentos ultraprocessados, refinados, bebidas açucaradas e gorduras saturadas em excesso.
– Controle do estresse
– Consumo de fibras (elas retardam a liberação de glicose no sangue, dando saciedade e melhorando a qualidade da nossa flora intestinal.
Exemplos de alimentos que auxiliam na prevenção do pré-diabetes: biomassa de banana verde, farelo de aveia, chocolate com 80% cacau, chia, linhaça e lentilha ou ervilha.
O consumo de alimentos ricos em cromo, zinco e vanádio favorecem a ação da insulina de maneira correta. São eles: uva (rica em antocianinas), maçã (rica em quercetina), batata yacon (rica em inulina), frutas cítricas como limão, canela (rica em cromo) oleaginosas (ricas em Omega 3, zinco), vinagre (rico em acido acético).
Lembrando que não basta apenas consumir estes alimentos isoladamente. A mudança de estilo de vida é fundamental.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/11/16/pre-diabetes-voce-sabe-o-que-significa/