A formação integral

DIEGO ISIQUE CARVALHO | CREF 083300-G/SP  |  Formado em Educação Física | Licenciatura e Bacharel Especialista em Educação Física Escolar, Fisiologia do Exercício, Treinamento Desportivo e Musculação | Personal Trainer

Salve! Salve! Com certeza você já deve ter proferido a famosa frase durante sua vida escolar, "Por que eu tenho que saber isso?" ou "onde é que vou usar isso". Pois muito bem, observamos dois tipos de postura dentro de uma escola: a que se preocupa apenas com resultados das aprovações em vestibulares e concursos, e a escola que prioriza a formação humana e acredita que os resultados são consequências do trabalho envolvendo todos os que compõe a escola. Também encontramos lugares onde sua conduta é uma mistura dos dois, já que professores tem o direito à liberdade de cátedra: liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento (artigo 206 da constituição de 1988).
Já algum tempo vários pensadores proferem que a escola é lugar de formação humana, de formação integral do aluno, esta formação envolve os aspectos: afetivo, psicológico, cognitivo, social e motor. Também parece ser o direcionamento da BNCC (base nacional comum curricular), portanto a propaganda das escolas que expõe apenas os alunos que conseguiram notas altas em vestibulares fica desconexa com a realidade que queremos.
Nesta linha de pensamento os conteúdos aprendidos são contextualizados, portanto as perguntas feitas no inicio do texto perdem seu sentido, afinal tudo que é aprendido na escola é transportado para fora dela, dando valor e significado ao conhecimento.
Todo inicio de ano, discuto com os alunos em sala de aula sobre a escola e em um dos momentos apresento um texto que infelizmente não consigo descobrir quem é seu autor, mas que com certeza gera reflexão.
Segue o texto.
"Prezado Professor,
Sou sobrevivente de um campo de concentração. Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver. Câmaras de gás construídas por engenheiros formados.
Crianças envenenadas por médicos diplomados. Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de colégios e universidades.
Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação. Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos. Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou psicopatas hábeis. Ler, escrever e aritmética só são importantes para fazer nossas crianças mais humanas."
A escola é lugar de ressignificar e construir o conhecimento, Nelson Mandela dizia que a educação é a ferra-menta mais poderosa para o mudar o mundo.
Para que isso aconteça é necessário a participação de todos, o trabalho é difícil e árduo, mas como nos ensinou grande alma Gandhi, "Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer".
Grande abraço a todos, e até a próxima.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/11/16/a-formacao-integral/