A construção do Natal

MONIQUE GISELE GASQUI | CRP 108849/06 | Pós graduada em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo Comportamental | Pós graduada em Psicologia da Saúde/Hospitalar

O Natal é um tempo de emoções, como por exemplo, do medo à surpresa, da tristeza à alegria, da raiva à compaixão, do desprezo à generosidade, podemos experienciar e sentir todas elas.
Sabendo disso, para a maioria das pessoas, este é um momento de reencontros familiares, alegria e diversão, mas para aquelas famílias que sofreram a morte de um ser querido, estes momentos constituem-se como um tempo muito difícil, de nostalgia, de sofrimento e incompreensão, pois fica sempre uma cadeira vazia. Que sentido tem então esta celebração?
Existe, contudo, uma possibilidade que poderá ter em conta: construir um novo Natal. De fato, nunca nada voltará a ser como antes, mas pode, junto com a sua família pensar em novas formas de celebrar este e os outros natais. Pode manter o que lhe ajuda neste processo, eliminar o que prejudica e criar novas formas de viverem estes momentos festivos. Algumas dicas são:
– Faça uma reunião familiar antes que chegue o Natal;
– Fale das suas emoções, das suas necessidades e inquietudes;
– Proponha que se fale sobre aquilo que cada um necessita neste dia, as opções distintas: querem fazer as coisas como sempre?
O simples fato de se realizar este encontro supõe uma grande mudança: estão todos expressando o que necessitam e que viveu toda uma experiência muito difícil, mas que querem partilha-la em família e que a comunicação e expressão dos seus sentimentos nestes dias são essenciais.
Também é importante que todos o que estejam ali participem neste momento. Se algum membro se emocionar, simplesmente demonstre afeto e não permita que ninguém se isole nem que interrompa a emoção que surgir, porque é significante tentar criar uma maneira, ou um espaço de tempo específico para rememorar a pessoa que partiu, pois isso é importante que todos participem neste momento.
Ah! Olhem que legal para este Natal as sugestões de presentes:
"Para seu inimigo, perdão.
Para um oponente, tolerância.
Para um amigo, seu coração.
Para um cliente, serviço.
Para tudo, caridade.
Para toda criança,
um exemplo bom.
Para você, respeito''.
Oren Arnold
Que esta mensagem sirva para colocar em prática não só no Natal, mas para a vida toda!
Feliz Natal a todos e muito amor no coração!
Sintam-se abraçados!

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2018/12/18/a-construcao-do-natal/