Ano novo com saúde renovada! Inclua a curcumina na sua dieta

JÉSSIKA CARVALHO | CRN 3-28292 | Nutricionista | Mestra em Ciência dos Alimentos | Pós graduada em Nutrição Clínica e Hospitalar

Ano novo, vida nova! Certamente em uma de suas promessas para este novo ano está a de melhorar hábitos para lhe proporcionar mais saúde. A dica de hoje servirá para acrescentar mais sabor aos seus pratos e auxiliar no alcance desses objetivos.
Amplamente conhecida como o ingrediente que dá ao curry sua cor dourada, o tubérculo açafrão-da-terra ou cúrcuma chama a atenção também por suas qualidades medicinais. Ele contém a curcumina, uma substância com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios potentes, apontada como um remédio 'para tudo".
Na prática ayurvédica (sistema medicinal característico da Índia Antiga), a c urcumina é utilizada pelas suas ações digestivas, como carminativo (que diminui gases intes-tinais), imunizante, antialérgico, antimicrobiano, estimulante, anti-inflamatório, cicatrizante, antioxidante, ou ainda pela sua atuação em doenças respiratórias (asmas, bronquites e alergias) e em outros transtornos, como anorexia, doenças hepáticas e sinusite.

COMBINE O AÇAFRÃO-DA-TERRA COM GORDURAS BOAS: aquecer o açafrão em manteiga aumenta suas propriedades saudáveis. Você pode fazer essa combinação e armazená-la em um pequeno frasco na geladeira, e utilizar no preparo do arroz ou de uma sopa.

REDUZA A DOR E A INFLA-MAÇÃO COM CURCUMINA: Pesquisas mostraram que a curcumina pode funcionar para reduzir a dor da osteoartrite, por ser um potente anti-inflamatório. Nestes casos, a indicação é de suplementação com orientação do seu médico ou nutricionista.

ALIVIE A DOR DE GARGANTA: Basta combinar açafrão-da-terra fresco ou seco com chá ou água quente. Você pode misturar açafrão seco com água morna e sal marinho, fazendo um gargarejo com a mistura para reduzir a dor e inflamação na garganta.

ONDE INCLUIR: Você pode polvilhá-lo em ovos mexidos com couve, adicionar às vitaminas ou shakes, legumes assados, no arroz, no tempero do frango e em sopas.

FRESCO VERSUS SECO (EM PÓ): O fresco tem sabor menos amargo, mas para um efeito terapêutico, a versão em pó é a mais recomendada.

QUAIS SÃO OS RISCOS? Algumas pessoas sentem desconforto gastrointestinal. O excesso de açafrão pode resultar em efeitos colaterais indesejados para aqueles com diabetes, problemas de vesícula biliar e doenças de refluxo gastroesofágicos (DRGE). Gestantes e pessoas que tomam anticoagulantes devem consultar seu profissional de saúde responsável.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/01/04/ano-novo-com-saude-renovada-inclua-a-curcumina-na-sua-dieta/