Cardiomiopatia dilatada em animais

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

A Cardiomiopatia dilatada é uma afecção do miocárdio (músculo cardíaco), que pode ser de origem idiopática, genética ou familiar, caracterizada por dilatação do ventrículo esquerdo ou biventricular, contratilidade reduzida e anormalidades histológicas dentro do ventrículo.
A doença se dá quando o músculo cardíaco está fino, enfraquecido e não se contrai corretamente. Ocorre costumeiramente em cães de raças grandes ou gigantes, mas pode afetar animais de porte menor também.
O ritmo cardíaco anormal, ou arritmia está associado, com frequência, a cardiomiopatia dilatada pode afetar o tratamento de cães e gatos afetados pela doença.
Caracteriza-se pela  por diminuição da fração de ejeção do ventrículo esquerdo, remodelação cardíaca com dilatação do ventrículo esquerdo e insuficiência cardíaca congestiva.
A deficiência de taurina pode ser observada em gatos que se alimentam da dieta caseira ou ração para cães, mas na maioria dos casos de cardiomiopatia dilatada é idiopática ou consequência de miocardites.
Na maioria dos cães e gatos o objetivo principal do tratamento é amenizar os sinais decorrentes de insuficiência cardíaca congestiva e tentar melhorar a capacidade do coração de bombear o sangue.
A primeira anormalidade que ocorre nos casos de cardiomiopatia dilatada é o mau funcionamento dos ventrículos, devido ao enfraquecimento do coração. O ventrículo esquerdo bombeia o sangue do pulmão para o resto do corpo e o ventrículo direito, do resto do corpo para os pulmões. Quando o coração falha, a pressão aumenta e acaba por provocar a insuficiência cardíaca de um lado ou do outro. A atividade reduzida do coração pode resultar em sinais como fraqueza, pouca resistência a exercícios, desmaios e choque.
Os sinais clínicos que se desenvolvem na insuficiência do lado direito incluem distensão abdominal, em decorrência de ascites, ingurgitamento ou pulsação da veia jugular, hepatomegalia, efusão pleural, edema, efusão do pericárdio e aumento de peso devido à retenção de líquidos. No lado esquerdo incluem tosse decorrente do edema pulmonar, respiração difícil, taquipnéia e dispnéia. Alguns sinais podem ser observados em ambos os lados, como fadiga ou fraqueza, dispnéia de exercício, taquicardia, palidez, esfriamento das extremidades e perda de peso.
Como a maioria das doenças cardíacas o rápido e preciso diagnóstico é de suma importância para o início imediato e eficaz do tratamento.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/01/21/cardiomiopatia-dilatada-em-animais/