A história do videogame

DIEGO ISIQUE CARVALHO | CREF 083300-G/SP
Formado em Educação Física | Licenciatura e Bacharel Especialista em Educação Física Escolar, Fisiologia do Exercício, Treinamento Desportivo e Musculação | Personal Trainer

Salve! Salve! O videogame sempre foi alvo de discussões. A principal é em relação aos benefícios e malefícios que o seu uso pode nos trazer. Mas como surgiu esse universo que cresce absurdamente todo ano? Universo este que cria novas profissões com especializações que até pouquíssimo tempo não existiam
Ao que parece o físico William Higinbotham, integrante do projeto Manhattan (responsável pela produção da primeira bomba atômica), foi o criador do Videogame, em 1958, mas inconsciente da importância de sua obra-prima ele não se preocupou em patenteá-la, portanto não foi oficialmente considerado seu artífice.
O primeiro jogo eletrônico da história foi desenvolvido em 1962 por Slug Russel, Wayne Witanen e Martin Graetz, colegas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), EUA. Sua intenção era criar algo útil para passar o tempo nas horas vagas, os estudantes idealizaram um jogo de batalha espacial capaz de rodar nos arcaicos computadores DEC PDP-1: o SpaceWar!
O primeiro console comercializado da história foi o Odissey, elaborado pela empresa Magnavox, em 1972, nos Estados Unidos. Fabricado pela Philco e Ford, o console ficou conhecido como Telejogo, o qual basicamente consistia em traços que subiam e desciam para rebater um quadrado.

Quem tem mais de trinta anos com certeza irá encher seu coração de alegria agora. Pois um pouco depois do lançamento do Odissey, surge o fenômeno que todos normalmente associam com a história do videogame: o Atari 2600.
Projetado por Nolan Bushnell e lançado em 1978 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil, o console é considerado um símbolo cultural dos anos 80, um verdadeiro fenômeno de vendas, onde ficou conhecido o famoso jogo Pac-Man.
O início da revolução se deu com o surgimento da japonesa Nintendo que começava a erguer seu império. Seu primeiro sucesso de vendas foi o console Famicom, de 8 bits, o qual foi rebatizado de NES (Nintendo Entertainment System). Sob esta plataforma foram feitos jogos famosíssimos, como Mario e Donkey Kong.
A empresa japonesa SEGA também se desenvolvia e lançou o Master System, para concorrer com a empresa Nintendo. Mas a resposta veio a cavalo, e a empresa que tinha em sua equipe o brilhante Shigeru Miyamoto (criador do Mario e Donkey Kong), lançou o SUPER NINTENDO, que seria um sucesso sem precedentes até os dias de hoje.
Na próxima edição iremos continuar falando sobre o videogame, sua evolução e discussões que envolve esta arma tão poderosa. Grande abraço a todos, e até a próxima.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/02/01/a-historia-do-videogame/