Saúde de Ibirá estimula envelhecimento saudável com ações voltadas ao idoso

A Prefeitura de Ibirá por meio da Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu uma como ação da área técnica de saúde do idoso uma estratégia que objetiva desenvolver o envelhecimento ativo e saudável, a Caderneta do Idoso – ferramenta de identificação de riscos potenciais para a saúde do idoso, que possibilita ações de prevenção, promoção e recuperação pelas equipes de saúde, em especial pelas equipes de saúde da família.
Nela são encontrados dados sobre sua família e sua condição física, tais como a pressão arterial e a glicemia, o controle de peso, internações anteriores, além de avaliação para o risco de quedas.
A Saúde em parceria com a Assistência Social desenvolve uma vez por mês palestra no Centro de Convivência do Idoso (CCI) com diversos profissionais e assuntos relacionados ao envelhecimento. E durante a semana o profissional fisioterapeuta realiza atendimento domiciliar nos pacientes idosos que necessitam de fortalecimento muscular.
O principal objetivo das políticas de saúde do idoso é contribuir para que mais pessoas alcancem idades avançadas com o melhor estado de saúde possível, em uma perspectiva de envelhecimento ativo e saudável, dentro de um contexto social e cultural mais favorável para a população idosa.
A alimentação adequada, a prática de exercícios físicos, a exposição moderada ao sol, a estimulação mental, o controle do estresse, o apoio psicológico, a atitude positiva perante a vida e o envelhecimento são alguns fatores que podem retardar ou minimizar os efeitos da passagem do tempo.
Tais mudanças implicam na necessidade de adequação de políticas sociais a esta população em especial, voltadas para atender as demandas na área de saúde, previdência e assistência social.
“Desenvolvemos um vasto conjunto de atividades que proporcionam aos idosos maior interação social, retirando-os da ociosidade, além de estimulá-los a viver melhor. São programas extremamente significativos para esse público que requer atenção especial", ressalta o Prefeito Edvard.

Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/02/14/saude-de-ibira-estimula-envelhecimento-saudavel-com-acoes-voltadas-ao-idoso/