Otites em cães e gatos

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

Otites em animais domésticos representam uma grande parcela dos atendimentos na rotina da clínica veterinária, seja ela por primeira ou segunda ordem de necessidade, ou seja, o paciente dá entrada na clínica com a queixa do problema auditivo, ou por outro motivo, e no momento da consulta clínica, descobre-se a otite só ou associada à outro problema clínico.
As otites embora, por muitas das vezes serem desprezadas quanto à um diagnóstico preciso e determinante para o correto tratamento, são de grande importância em relação à  saúde de cães e gatos.
Uma otite mal diagnosticada, ou mesmo mal tratada, pode acarretar danos severos e por vezes irreversíveis aos nossos animais.
As otites são classificadas quanto à sua origem: fúngica, bacteriana, ácaro, umidade.
E também quanto à sua gravidade: leve, moderada e severa. Quando diagnosticada corretamente e de forma precoce, o tratamento normalmente é eficaz e não muito extenso, porém, quando algum desses ícones é falho, podem ocorrer alguns outros problemas: complicações quanto ao conduto auditivo (fechamento), intensa dor de nervo trigêmeo, podendo causar até uma paralisia facial, agressividade exacerbada, andar cambaleante, vertigens, etc.
Na maioria das vezes o diagnóstico é de forma clínica por um Médico Veterinário habilitado para isso, em determinados casos, há a necessidade de algum exame laboratorial. Algumas raças são mais predispostas que outras: cockers, shihtzus, lhasas, poodles, buldogues, etc.
Os sintomas vão desde prurido (coceira) de leve à intenso, mal cheiro, secreções, sangramentos, até sintomas nervosos e de agressividade. Outro fator muito importante é o exame detalhado do conduto auditivo afim de não confundir otite, com outras afecções de ouvido: nódulos, cistos, tumores, ectoparasitas, etc. Em alguns desses casos, o tratamento apenas clínico não se é eficaz, necessitando de intervenção cirúrgica.
O ponto de partida é a observação cuidadosa do tutor ou proprietário, e ao menor sinal, levar rapidamente ao Veterinário de sua confiança.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/03/18/otites-em-caes-e-gatos/