Próstata: idade do animal x complicações

RODRIGO EDUARDO DE BORTOLI | CRMV-SP 14.640
Médico Veterinário

Assim como nos seres humanos, o avançar da idade costuma trazer algumas complicações de próstata para os cães. Não existe uma raça pré-disposta; o que predispõe realmente é: a idade e o nível de atividade hormonal/reprodutiva.
O aumento de próstata pode ser classificado basicamente em: HPB (hiperplasia prostáti-ca benigna = aumento natural), Prostatite (infecção da próstata) e alguns casos de tumores prostáticos. O diagnóstico diferen-cial é de suma importância para a efetividade do tratamento a ser realizado.
Cães de todas as raças e portes com idade acima de 8-9 anos não castrados tem boas chances de desenvolverem alguma alteração de próstata.
A principal função dessa glândula é a produção de líquido seminal, o qual nutre os espermatozoides mantendo-os aptos e saudáveis.
Consultas de rotina ao Médico Veterinário, e o exame de toque retal são muito importantes no quesito de prevenção e ou diagnóstico precoce de qualquer alteração.
Sintomas dessas alterações podem variar: dificuldade em defecar, urina em jatos curtos, sangramento na urina, aumento de volume na região perineal (ao redor do ânus), etc. Alguns casos podem culminar com o aparecimento de hérnia perineal, tendo que o animal ser submetido ao procedimento cirúrgico.
O tratamento pode ser: medicamentoso, cirúrgico, quimioterápico, associações de tratamentos, etc., a depender da origem do problema.
Fiquem sempre atentos ao seu animal de um pouco mais de idade e aos sintomas aqui mencionados, ao menor sintoma ou dúvida, procure seu Médico Veterinário de confiança e faça uma avaliação.

Preze pela qualidade de vida de seu pet!



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/05/20/prostata-idade-do-animal-x-complicacoes/