Irapuã inicia teste rápido para diagnóstico da dengue

Com o objetivo de agilizar o diagnóstico da dengue, a Unidade Básica de Saúde de Irapuã adere a teste rápidos.
A Unidade Básica de Saúde de Irapuã, já têm disponível desde o dia 1 de março, o teste rápido IGG/IGM que é realizado a partir do sexto dia de sintomas;  e este mês adquiriu os kits NS1, um teste rápido para detecção da proteína que é parte do vírus da dengue.
O teste deve ser feito até o terceiro dia do aparecimento de sintomas como febre, dor no corpo, dor em torno dos olhos e prostração e somente será realizado me-diante avaliação médica do paciente e suspeita de dengue. Os resultados ficam prontos em 20 minutos. Para realizar o exame, é coletada uma amostra de sangue do paciente, que não precisa estar em jejum.
A Diretora da Saúde, Katia Milena, explica que nos prontos atendimentos o paciente passa pela triagem e, em seguida, pelo médico. "Caso haja suspeita clínica de dengue, é realizado então o protocolo de investigação que inclui prova do laço, verificação da pressão em duas posições e o exame NS1. Se o exame dá negativo, a investigação continua com a coleta para a sorologia, que é encaminhada para análise pelo Instituto Adolpho Lutz, explica que o teste NS1 agiliza o diagnóstico da dengue e facilita a programação de ações de bloqueio de transmissão da doença. Trata-se de uma conquista para o município", afirma.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/06/06/irapua-inicia-teste-rapido-para-diagnostico-da-dengue/