Os animais e o inverno

Com a aproximação do inverno, as baixas temperaturas, baixa umidade do ar, costumam virem acompanhadas algumas doenças em especial as de origem viral.
Por esses fatores os cuidados devem ser intensificados principalmente em relação à proteção vacinal de seus pets. No caso dos felinos a número 1 no ranking das doenças virais é a Rinotraqueíte Felina, à qual produz um quadro viral infeccioso que pode levar seu animal a óbito, os sintomas são muito parecidos com as da gripe humana: congestão, coriza, espirros, febre, anorexia, apatia, podendo culminar com pneumonia.
No caso dos caninos não se diferencia tantos dos felinos, a não ser o início dos sintomas, nos cães os sintomas normalmente começam com uma tosse seca, que dá a impressão de “engasgo” do animal, como se ele tivesse comido algo que feriu seu esôfago.
A Traqueobronquite Infecciosa Canina, ou Tosse dos Canis como é popularmente conhecida, é causada pela associação de um vírus e uma bactéria, daí a complexidade, quando há a manifestação bacteriana no quadro, ou seja, a instalação de pneumonia. Nessa fase a doença se torna mais séria e preocupante trazendo riscos maiores à vida de nossos animais.
Outras doenças que também aumentam sua casuística nessa época são: Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, entre outras. Todas elas de grande importância e relevância tanto para os animais, quanto aos seus tutores, bem como a toda classe Veterinária.
Mas o mais importante de tudo isso é que temos em mãos e bem próximo ao nosso alcance a possibilidade de evitar todos esses problemas com a simples, porém, de extrema importância a VACINAÇÃO!
Não deixe que a vida ou a qualidade de vida de seu pet venha correr riscos desnecessários.
Faça a vacinação regularmente ou atualize sempre a caderneta de vacinas de seu amigo, consulte sempre seu Veterinário.
Em caso de dúvidas estaremos à disposição, faça-nos uma visita e traga o cartão de vacinas dele assim poderemos orientar de maneira clara e correta.



Fonte: http://avpgraficaejornal.com.br/layout/index.php/2019/06/17/os-animais-e-o-inverno/